A Rede Secovi de Imóveis reuniu as principais empresas de soluções tecnológicas para imobiliárias em um debate inédito, na sede do Secovi-SP. Em pauta, os melhores sistemas para gestão de contratos de aluguel e como as imobiliárias podem tirar melhor proveito dessa ferramenta.

Participaram do evento: Base Software, GoSoft, Guess Soluções, Union Sotwares e Vista.

Elerson Diniz, da Guess, pontuou que o mercado de locação é extremamente regionalizado. Em virtude disso, quando uma imobiliária procura um sistema de administração de contrato de aluguéis deve considerar se a ferramenta atende às peculiaridades de sua região. “Isso evita retrabalho”, disse.

A integração das gestões comercial e financeira em um único software foi ressaltada por Felipe Santos, do Vista. Para ele, é uma facilidade à imobiliária poder contar, em um único sistema, com recursos que permitem controlar os repasses e reajuste de aluguel e meios de gerenciar os controles de caixa da empresa.

Daniel Gomes, da GoSoft, recomendou que o sistema tenha CRM (da sigla em inglês, Gestão de Relacionamento com o Cliente). “É importante ter um prontuário com todo o histórico do cliente”, afirmou. Esse recurso permite controlar com mais eficiência todos os serviços e informações prestadas.

“Administrar imóveis parece tarefa simples, mas não é. É preciso lembrar que estamos lidando com recursos de terceiros”, destacou Ronaldo de Andrade, da Base, referindo-se à necessária prestação de contas aos clientes e à relevância de um bom software para ajudar nessa tarefa.

Pierlugi Clini, da Union, aconselhou que as imobiliárias estudem detalhadamente cada sistema de locação antes de contrata-lo, pois as diferenças são muitas e, nem sempre, a solução para uma imobiliária é a mesma de outra.

Sobre as tendências desses sistemas, todos os debatedores concordaram que a ferramenta deve se tornar web em vez de estar disponível apenas para desktop, além de ter à disposição dados hospedados em nuvens pela tecnologia Cloud