Luna, Amary, Magnoli e Gandour em evento conjunto Fiabci-Brasil e Secovi-SP

Mesa-redonda realizada por Fiabci-Brasil e Secovi-SP proporcionou aos associados oportunidade de informações estratégicas para seus negócios

A convite de Flavio Amary e Rodrigo Luna, respectivamente presidentes da Fiabci- -Brasil e do Secovi-SP, Demétrio Magnoli, sociólogo e comentarista de política internacional, participou da tradicional mesa- redonda realizada pelas entidades (5/12).

“Duas guerras e meia: a vingança de Hobbes” foi o tema de palestra que fez contraponto entre os pensamentos dos filósofos Immanuel Kant, que considerava “a paz eterna”, e Thomas Hobbes, cujas ideias opostas vieram a se confirmar na atualidade.

Foram avaliadas as motivações e as consequência das duas guerras – Rússia/Ucrânia e Israel e Hamas – para o mundo e o Brasil. A ‘meia guerra’ refere-se à rivalidade EUA/China, na qual se observa o ressurgimento de clima que predominou na Guerra Fria, denotando que as lições do recentemente falecido de Henry Kissinger, secretário de Estado dos Estados Unidos nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford, foram esquecidas.

Para Magnoli, o posicionamento do governo brasileiro na política externa demandaria maior clareza e firmeza de opinião, uma vez que isso afeta diretamente o País. “As cadeias de distribuição e a morfologia da economia mundial estão mudando”, ressaltou.

Os debates, que incluíram questões como Venezuela/Guiana, foram ancorados pelo jornalista e consultor em Comunicação, Ricardo Gandour, para quem a frase “a paz é uma concessão do mais forte”, escrita em 2022 pelo general Sergio Etchegoyen, “vale mais do que nunca no mundo hobbesiano.”

Ver coluna em PDF