A quinta edição da Feiccad – Feira de Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração de Jundiaí e região foi palco, no último dia 17/7, de mais uma edição do Encontro Secovi de Síndicos e Administradoras de Condomínios no município e região, batendo recordes de público, que por sua vez demonstrou total interesse em seu rico conteúdo, conduzido por experientes especialistas da entidade. “Nós da Proempi estamos honrados e satisfeitos com os resultados, e estamos constantemente em busca de iniciativas que ampliem a integração do mercado condominial em âmbito estadual”, disse, na ocasião,Celia Benassi, presidente da entidade que representa o Sindicato regionalmente.

O Encontro, coordenado por José Roberto Orlando, diretor do Secovi e conselheiro da Proempi, representando o vice-presidente do Interior do Sindicato, Milton Bigucci, contou com abertura de Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios da entidade. O diretor de Condominios da Capital, Sérgio Meira de Castro Neto; e o membro da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios; Ricardo dos Santos Ferreira Gonçalves, realizaram a palestra “Manutenção Predial – Garantia de valorização do seu condomínio”, um verdadeiro tour virtual no edifício, que identifica minuciosamente as necessidades do prédio, no que tange não só à manutenção preventiva, mas também aquela que agrega valor e conforto ao condomínio.

Construtora vive da fidelidade do cliente – “não adianta um prédio bem construído e mal gerido”. Com essa reflexão, Hubert Gebara deu início aos trabalhos do Encontro, após exaltar a função do síndico e da administradora no processo de conservação do edifício. “É preciso que os equipamentos e mão-de-obra estejam qualificados”, completou. Gebara ainda falou sobre os projetos do Sindicato para o setor, e da necessidade da continuação de aproximação entre Secovi e Proempi, congratulando-se com a direção da entidade que representa o Secovi regionalmente.

Logo no início de sua participação, Sergio Meira deixou claro que ainda persiste a desinformação no momento da entrega do prédio pela construtora, e, por conseqüência, da recepção das atribuições, por parte dos síndicos e administradoras. “Muitas vezes acontecem problemas que já não são mais da alçada da construtora, mas sim oriundos de uma manutenção precária”, afirmou. O especialista também fez referência à importância e utilidade ao Manual de Áreas Comuns produzido pelo Secovi-SP, e lançou uma questão ao público: “Quando começa a manutenção no edifício? No dia seguinte à entrega do condomínio”, disse.

Manutenção exige planejamento – Planejar? Sim, este é o melhor – e talvez um dos poucos caminhos eficazes para a valorização do edifício, mas a médio e longo prazos. Para tanto, a assessoria de uma competente administradora de condomínios é fundamental. É certo que a manutenção preventiva reduz custos desnecessários para o condomínio, evitando o acionamento de serviços caros e isolados, muitas vezes executados por profissionais pouco qualificados. ”Precisamos treinar o olhar do profissional em condomínios para a necessidade do planejamento e execução do quesito manutenção”, disse. Já Ricardo Gonçalves, que acompanhou Meira na apresentação dos trabalhos, deu exemplos de legislações Federal, Estadual e Municipal que mostram as responsabilidades dos síndicos nos processos de manutenção. “Muitas vezes, no condomínio prevalece a lei do menor preço, não do melhor preço”, analisou.

Líderes NE se confraternizam em Encontro – os Grupos de Novos Empreendedores – NE do Sindicato no interior vivenciaram uma produtiva integração e troca de informações, por meio da participação no Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de Jundiaí e região. Na ocasião, Eric Camargo, líder NE de Campinas, Milena Haddad e Francine Bianchini, do NE de Jundiaí, assimilaram um rico conteúdo referente à manutenção predial. Kelma Camargo, diretora-geral da unidade do Sindicato em Campinas também prestigiou o Encontro. De Sorocaba, compareceu Cleusa Maria Bessi, diretora setorial da unidade do Sindicato naquela cidade. Ainda, a iniciativa contou pontos para o Programa Qualificação Essencial (PQE) do Secovi-SP, e teve apoio de Feiccad, Jornal de Jundiaí e patrocínio de LGM.