Encontro de Mercado lotou o auditório da Câmara Municipal de S.J.Campos

No último dia 15/5, a Regional do Secovi na Região Metropolita do Vale do Paraíba recebeu autoridades, profissionais da área e mais de 160 convidados no auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos durante o Encontro do Mercado Imobiliário da região. O evento debateu temas relevantes do setor, como a retomada da economia e o panorama do para os próximos anos.

O vice-presidente do Interior e diretor Regional do Secovi na RMVale, Frederico Marcondes César, foi o responsável pela coordenação do evento e afirmou em seu discurso que a economia vai se levantar e sairão na frente aqueles que estiverem alinhados com o mercado e informados sobre as perspectivas. “O Encontro de Mercado é um cenário de balizamento dos próximos anos”, afirmou.

O secretário de Urbanismo e Sustentabilidade da cidade, Marcelo Manara, destacou a oportunidade de aprendizado em torno de um debate tão especial para a cidade, “uma vez que vamos nos debruçar este ano na discussão do Plano Diretor. Somos parceiros nessa empreitada de reposicionar o mercado imobiliário de São José em seu devido lugar em termos de pujança e contribuição para todo o município”.  

O secretário adjunto de Estado da Habitação do Estado de São Paulo, Nelson Baeta Neves Filho, representou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na ocasião. “No setor público, temos também muitos desafios e é cada vez mais difícil a complexidade da administração pública em função das crises institucionais que o País vem vivendo. O Estado de São Paulo cumpre seu papel e procura, de maneira dinâmica, dar sua contribuição para que o Brasil possa superar suas dificuldades. E o setor da construção civil, e todo o mercado imobiliário, tem um papel importantíssimo nesse processo”, destacou.

Em seguida, o presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, fez uma importante apresentação sobre o tema “Perspectivas do mercado imobiliário atual” e contextualizou as necessidades vivenciadas na região. “Os problemas vividos por São Paulo dos Campos também acontecem em outras cidades e precisamos mostrar que, muitas vezes, a vontade de ajudar a sociedade, que sabemos ser esse o objetivo, acaba atrapalhando o que fazemos, que é gerar empregos e realizar o sonho da casa própria. Com isso, expulsamos nossos investidores, que começam a buscar outros municípios para fazer seus empreendimentos. É importante também que o Secovi-SP se posicione e cobre celeridade nos processos envolvendo legislação e justiça”, afirmou.

Para fechar a noite de debates, o economista-chefe do Sindicato da Habitação, Celso Petrucci, falou sobre o panorama econômico do mercado imobiliário. “Temos a previsão de crescimento confirmada pelo Produto Interno Bruno (PIB) positivo em janeiro e fevereiro, e que mostra crescimento de 1,2% no primeiro trimestre deste ano, depois de oito trimestres seguidos de queda. Para o segundo semestre deste ano, temos ainda a previsão de que a inflação ficará abaixo de 4% e, combinados, esses dados mostram com tranquilidade a volta do crescimento do mercado imobiliário”, apontou o economista.

Estudo de Mercado – Além das palestras ocorridas durante o Encontro Secovi do Mercado Imobiliário, o presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), Fabiano Moura, divulgou o Estudo do Mercado Imobiliário de São José dos Campos. O levantamento foi elaborado pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, em parceria com a Robert Michel Zarif Assessoria Econômica. Os dados mostram que a cidade registrou, entre maio de 2014 e abril de 2017, um total de 4.871 unidades lançadas e 2.757 vendidas. “A cidade teve um problema de déficit de habitação e pouco tem sido feito para resolver o problema”, afirmou Fabiano Moura. A íntegra do estudo está disponível neste link.