Proporcionar um diálogo direto com o poder público da cidade e aproximar as relações para um planejamento em conjunto para o futuro de Campinas: este foi o objetivo do encontro “Olho no Olho” com o Prefeito Jonas Donizette, promovido nesta sexta-feira, 19/4, pela Regional do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) na cidade.

O evento contou com a presença de 70 convidados, e também do presidente do Secovi-SP e reitor da Universidade Secovi, Claudio Bernardes; do diretor geral do Secovi-SP em Campinas, Fuad Jorge Cury; do Vice-Prefeito Municipal de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira; do Secretário Municipal de Habitação (Sehab) e Presidência da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab), Ricardo Chiminazzo; do Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Ulysses Semeghini;  do Secretário Municipal do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; do Secretário de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini;  do Secretário-Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Michel Ferreira; da Secretária de Urbanismo, Silvia Faria; do Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (Núcleo Campinas), Alan Cury; do Diretor da Regional Campinas do Sinduscon-SP, Márcio Benvenutti; e da Deputada Estadual Célia Leão.

Com o tema “Os 100 Primeiros Dias de Mandato do Prefeito Municipal”, o encontro proporcionou uma discussão muito positiva acerca do planejamento urbano de Campinas. Também foram abordadas as mudanças internas realizadas na Prefeitura nos primeiros meses de mandato do novo Prefeito, bem como os planos e as expectativas para a cidade e para o setor imobiliário.

Para o presidente do Secovi-SP e reitor da Universidade Secovi-SP, Claudio Bernardes, a parceria entre a Regional do Secovi-SP em Campinas com a Prefeitura Municipal é muito importante para que o planejamento urbano de fato atenda as expectativas e garanta uma cidade ainda mais inteligente e sustentável. “Em uma cidade desse porte, com uma população de mais de um milhão de habitantes, os temas a serem tratados são inúmeros. Embora o município tenha apresentado grande crescimento nos últimos anos, a cidade ainda oferece qualidade de vida. Por isso, o grande desafio é criar um modelo de planejamento metropolitano, com novos modelos de ocupação, que preserve essa qualidade de vida e atenda as demandas de desenvolvimento.”

O Prefeito Jonas Donizette deixou claro que o poder públicojá está oferecendo todos os subsídios técnicos possíveis para que o desenvolvimento de Campinas garanta um novo futuro à cidade. O planejamento a médio e longo prazo é o maior desafio para o governo, porém muitas ações já estão sendo feitas, para que os objetivos e planos de metas sejam cumpridos. De acordo com o Prefeito, “primeiramente, é preciso que o ordenamento jurídico de Campinas seja restabelecido de forma a devolver a legalidade ao município, e a maior preocupação é que isso seja feito em parceria com a população.”

As ações do governo que já estão em andamento envolvem, principalmente, finanças e planejamento, como, por exemplo, a elaboração de um pacto de gestão mais efetiva, que tem como meta garantir mais eficiência à economia dos gastos públicos; a operação tapa-buracos, que já possui 85 mil buracos tapados; e a parceria da Prefeitura com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA) para garantir um pavimento correto do sistema de água ao município.

Jonas destacou, ainda, que uma reorganização da Prefeitura está sendo feita, e que 579 servidores públicos concursados já foram contratados. Além disso, foi criada a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de oferecer mais recursos aos cidadãos portadores de necessidades especiais. Outro destaque foi que quatroáreas de lazer e 16 km de rede de esgoto já foram entregues à população.

Os setores de Saúde, Educação e Habitação também já estão recebendo investimentos. Ações como o Bilhete Único Ampliado, que aumentou para duas horas o período de tolerância para integração das passagens no transporte coletivo, e o Remédio em Casa, que entrega em casa o benefício para a pessoa que possui problemas de saúde, já estão representando uma mudança social muito positiva para os campineiros. Além disso, o governo já entregou novos caminhões de lixo para controlar a limpeza da cidade, eaperfeiçoou as medidas dedefesa civil contra a possibilidade de inundações no município. A diminuição de 300 para 240 radares no município, paralelamente a um trabalho de reeducação no trânsito, também tem surtido muito efeito. 

O encontro também mostrou a união entre as Secretarias da Prefeitura em prol dos planos de metas do poder público atual. Jonas defendeu que a insegurança jurídica e a burocracia ainda são grandes complicadores do governo, mas que com a parceria entre todas as Secretarias, Campinas está retomando o caminho para as melhorias. Além disso, o Prefeito demonstrou quais são as metas importantes a serem atingidas com o seu governo: fomento à logística na região do Aeroporto de Viracopos; fomento aos empreendimentos de turismo da cidade (centros de convenções, hotéis e shoppings); criação de um centro de convenções na UNICAMP, com capacidade para 1.800 pessoas; criação de um pavilhão de eventos próximo à Viracopos e do mesmo porte dos existentes na Capital; e o fomento aos empreendimentos da habitação popular, tanto comerciais, como residenciais.

“O objetivo do poder público é garantir à Campinas um planejamento urbano consistente, sustentável, transparente e eficiente, que vá ao encontro das expectativas sociais. Todas as ações devem ser feitas em conjunto entre município, estado e país. Acho de extrema importância a parceria do Secovi-SP com a Prefeitura para que as políticas públicas garantam um novo recomeço em nossas vidas”, concluiu o Prefeito Jonas Donizette.

Para Fuad Jorge Cury, o encontro aconteceu em momento oportuno, devido às mudanças que estão ocorrendo na cidade. “Temos hoje um novo olhar e novas motivações. Campinas hoje tem condições para o crescimento, mas ele tem que ser ordenado”, afirmou o diretor geral do Secovi-SP em Campinas. “Temos um Prefeito que faz questão de discutir olho no olho seus planos. Por isso, o Secovi-SP apoia iniciativas como essa com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento entre Prefeitura e Sindicato, visando sempre o desenvolvimento de nossa cidade”, concluiu o Diretor Regional do Secovi-SP.