Depois de um período de bonança, marcado pelos juros baixos e pelo crescimento do PIB de quase 5%, a velocidade das vendas parou de crescer e tem apresentado estabilidade nos últimos meses. Houve um aumento expressivo nos custos de construção que tem sido repassado ao preço final das unidades vendidas na planta. A inflação e os juros estão repercutindo no crédito. As taxas dos financiamentos imobiliários com recursos da poupança subiram bem menos que a Selic, porém, os reajustes representam mais custos para os consumidores. No Brasil, há sinais de um desempenho mais fraco da economia em relação a 2021. Isso sem falar das incertezas que sempre vêm à tona em anos de eleição presidencial. A pandemia está ficando para trás, graças aos avanços da ciência e da vacinação em massa. Mas nos deparamos com uma triste guerra na Ucrânia.

Diante desse cenário desafiador, as incorporadoras estão mais cautelosas em seus lançamentos, que passarão a ocorrer de forma mais seletiva daqui para frente. Iniciativas de corte de custos, aumento da produtividade e geração de valor agregado se tornaram ainda mais importantes para manter as operações saudáveis.

Com todos esses elementos no radar, a proposta para o Summit Imobiliário de 2022 é discutir os cenários para a economia brasileira, bem como as novas perspectivas de lançamentos e vendas em meio esse panorama.

Também vamos pensar na cidade que queremos construir. A revisão do Plano Diretor é uma oportunidade excelente para definir as diretrizes de urbanismo e mobilidade que ajudarão a tornar São Paulo uma cidade mais justa e acessível a todos.

Outro ponto que tem chamado atenção é o interesse crescente de bancos, investidores e companhias pelas práticas de responsabilidade ambiental, social e governança, ou seja, a agenda ESG. Vamos ver bons exemplos de como reduzir a distância entre a teoria e a prática.

Para completar a discussão, vamos mergulhar no universo digital e no início da era do metaverso, em que as negociações de terreno estão perto de atingir a cifra de US$ 1 bilhão. O que é e como funciona o metaverso? Quais as oportunidades de negócios nessa área?