Na próxima segunda-feira, dia 21/3, às 19 horas, acontece o Encontro do Mercado Imobiliário de Bauru e Região. A Regional do Sindicato no município será a primeira dentre as demais unidades do Secovi-SP no interior do Estado a sediar o evento, que contará com a participação do presidente Flavio Amary; do vice-presidente do Interior da entidade, Frederico Marcondes César, e demais diretores da Capital. O prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, e o presidente da OAB-Bauru, Alessandro Bien Cunha Carvalho, também estarão presentes.

Além de conhecer os últimos dados do setor na cidade, os participantes também poderão conferir palestra sobre o tema “Sociedade, urbanismo e mercado imobiliário: caminhos e soluções”, com o arquiteto e urbanista Eduardo Della Manna, coordenador executivo da vice-presidência de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano do Secovi-SP.

Para o palestrante, as cidades brasileiras, de maneira geral, vivem uma realidade totalmente inversa à ideal para uma boa qualidade de vida de seus moradores. “Ao invés de planejar para atender as demandas futuras e, assim, evitar grandes gargalos na mobilidade, na ocupação sustentável do solo, no saneamento e em outras áreas, o poder público quase sempre corre atrás do prejuízo”, afirma Della Manna.

“Na prática, quem tem a função de planejar sempre está atrasado. As demandas sociais estão sempre à frente das políticas públicas”, afirma o arquiteto e urbanista.

O coordenador executivo da vice-presidência de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano do Secovi-SP, salienta que organizar a cidade de forma estratégica, estabelecendo leis eficazes para a ocupação sustentável do solo, tem sido um dos principais desafios dos agentes públicos ao longo da história. Além da crise na economia, grande parte dos municípios brasileiros de médio e grande portes enfrentam sérios problemas de organização, fiscalização e cumprimento de leis estabelecidas em seus planos diretores.

De acordo com Della Manna, o desencontro entre projetos imobiliários e as leis municipais é histórico e atravanca o desenvolvimento urbano. “Os planos diretores deveriam funcionar como instrumentos globais e estratégicos de uma política de desenvolvimento urbano e de orientação de todos os agentes públicos”, frisa.

Para ele, a solução exige políticas públicas de qualidade e uma ampla discussão com a sociedade sobre assuntos que afetam a cidade, como a Lei de Zoneamento. “Um dos principais remédios para esses desencontros é a ampla discussão entre agentes públicos, privados e a sociedade”, comenta. “Leis e fiscalização precisam trabalhar em harmonia para evitar que a iniciativa privada fique refém das regras”, completa.

A proposta, segundo o palestrante, é que a apresentação contribua na discussão de melhorias em Bauru, que vão de qualidade de vida, saneamento e infraestrutura à desburocratização de aprovação de projetos imobiliários. A palestra é mais um ingrediente num momento que a cidade começa a se mobilizar para o debate da minuta da nova Lei de Zoneamento.

O encontro será na sede da Subseção Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil, localizada à Avenida Nações Unidas, 30-30. As inscrições para evento são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (14) 3227-2616 e 3234-4582. É solicitada aos participantes a entrega, na recepção do evento, de uma lata de leite em pó. As doações serão entregues ao grupo Voluntários em Ação, de Bauru.

Você também pode fazer sua inscrição através deste link