No dia 20/6, mais de 150 pessoas estiveram presentes no Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de São José do Rio Preto e Região. Na ocasião, o vice-presidente do Interior do Sindicato, Flavio Amary, apresentou o estudo do mercado imobiliário do município, que comprova o bom momento do setor na região.

“O setor imobiliário de Rio Preto repetiu, nos últimos 12 meses, o resultado positivo do ano anterior, com o lançamento de 1.964 unidades residenciais em condomínios”, contou Amary. Os números mostram que o mercado na região está estável, mas com perspectivas de crescimento. “Há diversos projetos para serem lançados e a cidade quase não tem estoque de imóveis”

O evento também contou com a participação especial da jornalista Denise Campos de Toledo, comentarista de economia dos jornais do SBT e da Rádio Jovem Pan, que falou sobre as Perspectivas da Economia Brasileira e as Implicações para o Setor Imobiliário. Segundo ela, o Brasil teve um crescimento que, por muito tempo, foi baseado do aumento do consumo. “Isso tende a diminuir, por causa da queda da atividade industrial e aumento do consumo de produtos estrangeiros.”

Denise afirmou, ainda, que recentemente a imagem que se tem do Brasil no exterior caiu e houve uma piora nas contas públicas. “No entanto, temos bom índice de emprego e crescimento da renda, o que cria a possibilidade de virar esse jogo”. Para ela, o primeiro passo para que isso aconteça é conter o aumento da inflação.

O encontro foi coordenado por Thiago Ribeiro, diretor de Loteamentos da Regional do Secovi-SP em Rio Preto, e contou com a presença de Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, que destacou a importância do município para a economia do Estado. “Hoje há uma tendência de as pessoas migrarem para o Interior e Rio Preto tem um papel importante nesse processo. A cidade tem apresentado um notável crescimento e desempenho econômico.”

O diretor regional do Secovi-SP em São José do Rio Preto, Alessandro Nadruz, ressaltou, ainda, que, com esse crescimento, surgem novas responsabilidades. “Com todas essas mudanças, surgem outras demandas relacionadas, principalmente, à sustentabilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida. Nossa missão é criar um diálogo constante com o governo municipal, empresas do setor e moradores, para que, juntos, possamos construir a cidade que queremos.”

Esteve presente também no evento o presidente da Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis), Joaquim Ribeiro, que recebeu uma homenagem pelos quase oito anos que comandou a regional Secovi em São José do Rio Preto. “Estou assumindo, agora, novos desafios e responsabilidades, como a de lutar pelo aprimoramento constante desses profissionais, que são tão fundamentais para o setor: os corretores de imóveis. Mas continuo à disposição para colaborar, no que for preciso, com o Secovi-SP e com o setor.”