Mais de uma centena de participantes, dentre autoridadeslocais, líderes de entidades e empresários do setor, compareceram, nanoite do dia 27/8, às dependências do Salão Cristal do Garden Hotel, emBauru, para ouvirem as últimas tendências e novidades da indústriaimobiliária em âmbito nacional, na voz de renomados especialistas quecompõem a diretoria do Secovi-SP. Na ocasião, Leilane Strongren,diretora de Integração Social da Delegacia do Secovi na cidade, deu asboas-vindas, passando a palavra para o diretor-geral da unidade doSindicato no município, Riad Elia Said, que por sua vez deixou clara aconfiança que deposita no futuro do mercado, e o quanto isso pode trazerde benefícios aos empresários da região. ?O cenário atual nos impulsionaa trabalhar muito mais para o crescimento do setor. Além disso, váriosfatores reforçam essa premissa, como o advento da Rede Secovi deImóveis, e o incremento no setor condominial local?, considerou odirigente.

Milton Bigucci, vice-presidente do Interiordo Secovi-SP, ficou surpreso ao ser oficialmente declarado ?HóspedeOficial do Município de Bauru?, por meio de Decreto Municipal nº10510/07 assinado pelo prefeito José Gualberto Tuga Martins Angerami. ?Éalgo que guardarei com todo o carinho dentro de meu coração. Já tivemuitas alegrias por esse Interior a fora, mas esta, realmente, éinédita?, disse Bigucci, que em seu breve discurso enalteceu a atuaçãoda diretoria regional, confirmando-a, também, para a próxima gestão daentidade, que terá à frente o engenheiro João Batista Crestana.

Que venha o capital – ao demonstrar sua preocupação coma elaboração das Leis de Zoneamento e Planos Diretores regionais,Bigucci mostrou ? em números e fatos ? os últimos acontecimentos quemudaram o rumo do mercado imobiliário brasileiro. Boas novidades, como oadvento da outorga onerosa, a ampliação do crédito em diversos níveis, ea abertura de capital por meio da ação de grandes conglomeradosnacionais e internacionais, revelaram o momento ímpar ? o melhor deles,segundo o dirigente ? que vive a indústria imobiliária. ?Precisamospensar em parcerias com os grandes. O processo é irreversível, e existetoda a vontade e disponibilidade para o crescimento?, alertou. Se a somade recursos oriundos de várias fontes revela a incrível soma de R$ 36bilhões para o setor só em 2007, é bem verdade que um dos principaiscaminhos para o crescimento sustentável do setor aponta para a moradiapopular. ?Não são todos que acordaram para essa realidade, mas ahabitação popular é mais que uma tendência, é o caminho?, reforçouBigucci.

Legislação para locações, objeto de dúvidas- por meio da palestra ?A lei das locações ? o que existe paracomemorar e o que pode melhorar?, Jaques Bushatsky, presidente doConselho de Mediação e Arbitragem do PQE ? Programa QualificaçãoEssencial, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP e membro doConselho Jurídico da entidade, trouxe à tona a dúvida gerada pelo novoCódigo Civil de 2002, no que tange aos procedimentos jurídicos para oexercício da atividade. ?Na verdade, a Lei de Locações não deve serignorada, pois o próprio Código Civil prevê, em seu artigo 2.036,confirma sua validade?, disse o diretor. ?Isso é bom e ruim ao mesmotempo, pois alguns novos negócios, como o princípio built to suitde locação, por exemplo?, continuou Bushatsky.

Masessa quase ?instabilidade? na interpretação jurídica para a modalidadeda locação fez com que muitos encontrassem brechas na lei, no intuito dedescumprir com o combinado, revelou o diretor: ?desta forma, as pessoasmontam contratos que de alguma forma tendem à logística de seusnegócios, mascarando a locação, pois ainda não há legislação adequadapara gerir tais transações?. Ainda, Bushatsky criticou a inexigibilidadeda fiança em locações, como, inequivocadamente, segundo ele, já propõemalguns Projetos de Lei. ?De uma forma ou de outra, é preciso garantir osnegócios. Se querem acabar com a fiança, que criem outro dispositivomelhor, ou à altura dele?, considerou.

Na seqüência, ogerente de Produtos da Porto Seguro Aluguel (patrocinadora oficial doevento), Luiz Carlos Henrique, discorreu sobre Seguro Fiança Locatíciana Prática.

O sucesso da Rede Secovi de Imóveis ??vocês já estavam prontos para a Rede, apenas atenderam ao nossochamado?, confessou o vice-presidente de Comercialização e Marketing doSindicato e coordenador geral da Rede Secovi de Imóveis, Elbio FernandezMera, ao destacar a exemplar atuação da Rede em Bauru, que festeja seuprimeiro ano de atividades, reunindo 27 das principais empresasimobiliárias do município, segundo seu coordenador e diretor setorial doSindicato, Fernando Pegorin. Fernandez Mera ilustrou sua palestra com obrilhante exemplo de Dubai, nos Emirados Árabes. ?Eles se alicerçaram nobom marketing e no trabalho em equipe. Sem dúvidas, também podemoschegar lá, e, mais que isso, pois temos aqui uma inesgotávelpossibilidade de negócios?, revelou o especialista, dirigindo-separticularmente ao setor produtivo de Bauru: ?a imobiliária que deixarávocês ricos é aquela que vende a prazo e interage com os bancosprivados?.