A diretoria de Insumos e Tecnologia do Secovi-SP e representantes do grupo que elabora o manual de escopo de vedação receberam, dia 19/9, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Bloco de Concreto – Bloco Brasil, Carlos Alberto Tauil, na sede do Sindicato. Em pauta, a apresentação da série Manual de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária, desenvolvida pelo Secovi em parceria com entidades da área de projetos.

Os escopos têm a filosofia de buscar sempre a melhor solução para cada produto imobiliário. “É uma metodologia desenvolvida para auxiliar na contratação de projetos, com foco nos procedimentos, mas que pode resultar em redução de custo”, explicou o diretor da área Marcos Velletri, após fazer um breve histórico sobre o surgimento dos manuais.

“Nosso foco é o mercado imobiliário, mas, ao longo desses dois anos – desde que foram lançados -, outros segmentos vêm adaptando os escopos às suas necessidades”, complementou Ricardo Bunemer, coordenador do Comitê Gestor dos Escopos de Projetos e também diretor da vice-presidência de Tecnologia e Relações de Mercado do Secovi-SP.

Ambos lembram que, antes de empreender, é preciso saber o que será executado. Segundo Velletri, a intenção é mostrar ao mercado que existe essa importante ferramenta, considerada um manual de sobrevivência para o pequeno e médio empreendedor, e não menos importante para os grandes empresários.

Em seguida, juntamente com o professor Silvio Melhado, da Poli/USP, detalharam as fases específicas do manual de vedação, que será lançado dia 30 de outubro – em evento que acontece após o Seminário de Insumos sobre impermeabilização, revestimento e vedação. A Bloco Brasil é um dos potenciais interessados em colaborar com o trabalho e em patrocinar o escopo de vedação, assim como outras entidades que atuam no segmento e estão sendo contatadas.

Tauil contou que a associação foi criada para promover e fortalecer o setor, a fim de que toda a cadeia produtiva ofereça produtos e sistemas construtivos de qualidade. Reúne fabricantes de blocos de concreto para pavimentação e alvenaria, mobiliário urbano, fornecedores de insumos, entidades de classe e profissionais que se utilizam dos sistemas construtivos a base de cimento.