A convite do Capítulo 111 do Estado de São Paulo do Institute of Real Estate Management (Irem), Cheryl Gray, vice-presidente do Irem Canadá e da Bentall Kennedy Residencial, ministrou palestra dia 2/9 palestra na Convenção Secovi.
Em sua apresentação sobre estratégias de sustentabilidade no mercado imobiliário, Cheryl destacou algumas ações implementadas pela sua empresa no Canadá e Estados Unidos, abordando a importância da gestão da propriedade e mostrando maneiras novas e inovadoras formas para promover práticas sustentáveis nos condomínios prontos e em implantação.
“Como gestores, temos de ter comprometimento com os moradores e a comunidade”, afirmou Cheryl, destacando algumas medidas que podem impactar positivamente como consumo energético (placas solares, lâmpadas LED, sistemas programáveis), água (reúso, individualização), entre outros projetos como teto verde, bicicletário, horta comunitária.
Ao compartilhar algumas pesquisas e estatísticas dos mercados canadense e americano, Cheryl afirmou que a adoção da sustentabilidade pelo mercado aumenta a cada ano. “Precisamos estar mais conscientes do impacto do edifício no ambiente”, salientou, destacando a importância de os gestores conversarem com os proprietários e ocupantes. “É preciso mostrar a importância do verde para que eles adotem”, afirmou.
Cheryl chamou a atenção para as regulações e certificados. “Precisamos estudar bem as leis. Temos que nos enquadrar na legislação do país”, afirmou, salientando que os códigos de edificação estão indo na direção da sustentabilidade em vários países”, destacou.
Ela revelou que o IREM Canadá vai relançar seu selo de sustentabilidade. “Ele vai muito além do Leed”, afirmou, revelando que o relançamento será na conferência do IREM, em outubro, nos Estados Unidos. “No Brasil, vemos uma tendência para os edifícios comerciais que buscam a certificação Leed”.
Estratégias – “Descobrir estratégias que funcionem, buscar engajamento das lideranças, responder os questionamentos de forma clara e providenciar monitoramento. Pois, sem medição não há sucesso na gestão”, indicou Cheryl.
Cerca de 70 pessoas acompanharam a palestra, destacando a participação de Ciro Scopel, vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP; e Fernanda Lisboa, presidente do Capítulo do Irem no Estado de São Paulo, que compuseram a mesa de debate ao final do painel.
Scopel destacou a importância de implantar a sustentabilidade desde o projeto imobiliário, citando como exemplo a coletiva seletiva em condomínio. “Se tivesse pensado na origem, a soluções seriam mais efetivas”.