No dia 31/1, o diretor do Secovi-SP e presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), Milton Bigucci Júnior, participou de debate on-line realizado pelo RDtv (Repórter Diário). A pauta da live, que contou também com a presença do arquiteto e gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Ênio Moro, foi a necessidade de apoio aos construtores, arquitetos e urbanistas no sentido de se criar legislação específica sobre retrofit no ABC.
Os especialistas destacaram a necessidade de usar o retrofit como instrumento de revitalização, modernização e mudança de construções e prédios antigos.
Conforme destacado por Bigucci Júnior, há anos a Acigabc realiza interlocuções com as prefeituras e os vereadores do ABC, a fim de mostrar a importância de se criar marcos regulatórios para viabilizar esse tipo de intervenção urbana, por ser o instrumento ideal para dar novos usos para construções e edifícios abandonados e deteriorados, que podem ser transformados em habitações, escritórios, espaços de lazer e cultura, tanto pelo poder público quanto pela inciativa privada.
“O problema é não termos uma legislação nas principais cidades do ABC. Esse é o primeiro caminho para incentivar as empresas a desenvolverem projetos de retrofit”, destacou Bigucci Júnior.
As legislações de retrofit existentes na cidade de São Paulo foram citadas como exemplo positivo pelo presidente da Acigabc. “A nossa vizinha, a Capital, fez um trabalho bacana em relação ao retrofit e agora está colhendo alguns resultados”, disse.
O fortalecimento do mercado imobiliário europeu com o uso do retrofit foi destacado pelo professor da Universidade de São Caetano. “Transformar um edifício de escritórios em habitacional é uma possibilidade maravilhosa para arquitetos e engenheiros. Além de mais econômico e sustentável, melhora as cidades”, explicou Ênio Moro.
Confira a íntegra do debate.