O mercado de compra e venda de imóveis prontos (usados) será objeto de análise na Convenção Secovi 2015. Juntamente com diversas redes imobiliárias, a Rede Secovi de Imóveis apresentará cases nacionais e internacionais em que esse segmento passou por profundas transformações, saindo de um cenário de desorganização e atingindo um patamar de alta profissionalização e padronização.
Em paralelo, a situação atual do setor brasileiro de intermediação será posto em perspectiva. “A ideia é mostrar como o trabalho compartilhado entre as empresas, dentro de uma cultura colaborativa, pode ajudar o mercado a ser mais organizado”, diz Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Secovi de Imóveis.
Cenário atual – Imobiliárias e corretores estão imersos em um sistema pouco favorável a uma dinâmica vigorosa de comercialização de imóveis. Segundo Ricardo Paixão, vice-presidente da Rede Secovi de Imóveis e mediador do painel sobre o tema na Convenção Secovi, o fato de esse mercado ser pulverizado favorece a informalidade e a ineficiência operacional.
“Os proprietários de imóveis acabam disponibilizando sua oferta em inúmeras imobiliárias. Quem quer comprar uma casa também recorre a diversas empresas. Isso acaba impactando diretamente nos resultados das empresas, na velocidade dos negócios e, consequentemente, na satisfação dos clientes”, exemplifica o vice-presidente da Rede Secovi.
“Nesse painel, focalizaremos como o trabalho em rede pode reverter esse cenário, e utilizaremos exemplos de sucesso tanto aqui do Brasil como de outros países – Estados Unidos, Alemanha, Vietnã, Espanha e Portugal –, para mostrar como a cultura de negócios em parceria favorece a todos os agentes: clientes, empresas e profissionais”, aduz.
Trabalho em rede – Desde 2006, a Rede Secovi de Imóveis, que congrega cerca de 150 agências imobiliárias e mais de 100 mil ofertas de imóveis, se dedica à promoção do trabalho em parceria. “Um cliente que queira vender seu imóvel recorre a uma imobiliária membro da Rede. Como o banco de ofertas das imobiliárias é compartilhado, todas as demais empresas da rede podem somar esforços para a comercialização desse imóvel”, explica Nelson Parisi.
“Uma imobiliária tem o imóvel, e outra pode ter o comprador. Ganham os clientes, que têm a oportunidade de comprar ou vender sua casa ou apartamento mais rapidamente; e ganham as imobiliárias e seus corretores, que têm como fechar um maior volume de negócios em menos tempo”, emenda.
A Convenção Secovi-SP vai de 30/8 a 2/9 e integra as atividades da Semana Imobiliária, que será encerrada com a cerimônia de entrega do Prêmio Master Imobiliário, em noite de festa no Clube Atlético Monte Líbano. Mais informações em www.convencaosecovi.com.br.
Patrocinam o evento: Caixa Econômica Federal, Gerdau, Atlas Shindler, Comgas, Graber, Vivo, Itelligence, FLC e ImovelWeb.
Até 25/8, inscrições têm preços promocionais.
Convenção Secovi 2015 – A Rosa dos Ventos da Indústria Imobiliária |