A Rede Secovi de Imóveis reservou para o primeiro encontro com corretores e gerentes das imobiliárias associadas exposições especiais sobre o mercado imobiliário em 2009, com palestras de Elbio Fernández Mera e José Roberto de Toledo – respectivamente, presidente do Conselho da Rede Secovi e membro representante das imobiliárias.

Cerca de 180 pessoas prestigiaram o encontro, durante o qual foram anunciados os membros do Conselho e apresentadas as novidades oferecidas pela gestão de expansão da Rede Secovi.

Apresentados por Fernández Mera, os representantes das imobiliárias no Conselho passaram mensagens otimistas com relação ao novo modelo de governança. José Roberto Toledo disse que está empenhado em colaborar para que a Rede possa crescer. “Com a união de experiências, iremos colher bons frutos desse trabalho para a Rede Secovi”, ressaltou Helio Alterman. Por sua vez, Paulo Nardi assinalou que a nova configuração da Rede resulta de intenso trabalho de abnegados e que a gestão profissional certamente terá sucesso.

Implantada há cerca de 60 dias, a gestão de expansão da Rede está sendo estruturada, terá um gestor exclusivo e equipe de apoio para ampliar e potencializar as vantangens oferecidas às associadas. Sob a responsabilidade de Marcos Kano, a gestão Rede terá o apoio da Consult Imóveis, capitaneada pelo conhecido Eduardo Coelho, na contratação e captação de imobiliárias.

Oportunidades no mercado

O cenário econômico atual e o mercado imobiliário nesse contexto foi tema central da palestra de Elbio Fernández Mera, que iniciou dizendo que o Brasil encontra-se em uma situação favorável. “Bancos competentes, regulados, com baixa exposição ao risco, mais proteção e garantias às instituições menores”, disse Mera, acrescentando que a redução da taxa de juros abre um mercado fantástico, o de imóveis destinados à renda. “Investidores começam a procurar imóveis, que se torna excelente oportunidade para aplicação.”

Dentre outras oportunidades, citou o mercado interno forte, crescendo em poder de compra e proporção da população; matriz energética verde, com o Brasil em posição de destaque no contexto mundial; estabilidade econômica; estabilidade política, apesar dos problemas as instituições públicas funcionam, com estruturas sólidas.

O dirigente comentou ainda que as pessoas que deixaram de comprar imóveis no auge da crise, em 2008, começam a retornar ao mercado, devido a essas e outras boas condições oferecidas pela economia. O Brasil, segundo ele, é visto como porto seguro para investimento.

Nesse sentido, segundo Fernández Mera, o recente plano anunciando pelo governo é positivo para o setor, pois o imóvel poderá ser inserido na renda das famílias, já que o assunto estará sempre em pauta e na mente das pessoas. Principalmente da mulher, que é quem decide, quem impulsiona a realização de sonhos das famílias, disse ele.

O setor terá de se estruturar para atender às necessidades do plano do governo, que se destina às classes D e E, mas movimentará o mercado como um todo. “É um horizonte cheio de oportunidades e precisamos ficar atentos às novidades que virão.”

Citando frase de Stephen Covey, Fernández Mera disse que iria explicar como é possível ao mercado adotá-la como lema e aumentar em 60% os ganhos diários: “É necessário fazer coisas que nunca foram feitas antes para alcançar metas nunca antes alcançadas. E é aí que deve entrar a criatividade de cada um”.

Em seguida, apontou as seis vantagens para o corretor captar imóveis com exclusividade para a Rede Secovi de Imóveis. Também fez uma explanação sobre o mercado de imoveis usados e quanto é possível ganhar a mais quando se trabalha em rede.

Locação

Um mercado que caminha paralelamente e atende segmento da sociedade que, por uma série de razões, precisa morar com dignidade até o encontrar momento ou local adequado para adquirir seu imóvel. Assim definiu o mercado de locação residencial José Roberto Toledo, ao iniciar sua apresentação, que incluiu um panorama geral do segmento, que hoje enfrenta grande demanda diante da escassez de ofertas e tem o seguro-fiança como modalidade em grande expansão.

Sobre a crise mundial, Toledo lembrou que neste momentos surgem as grandes oportunidades e que o Brasil está preparado. Ele analisa que o setor enfrentou algumas dificuldades no início ano, mas que já foram superadas e agora já se nota retomada. Disse que o mercado de locação é atraente aos interessados na aquisição de imóvel para investimento, pois tem boa liquidez e sem volatilidade. Porém, disse que não há adequada política pública de estímulo ao proprietário interessado em investir em locação.

Ressaltou a responsabilidade da imobiliária, que, em um momento tão especial para o mercado, precisa estar preparado e oferecer ao cliente qualidade nas transações e serviços, e, com a melhor assessoria possível, atender quem quer vender, comprar, locar ou investir em imóveis. Recursos humanos e tecnologia da informação são questões-chave na prestação de serviços. Para ele, as oportunidades se multiplicam no mercado nacional, com cidades em processo de mudança, passando por processos de revitalização e de retrofit.

“Temos a esperança de que o mercado de locação seja próspero nos próximos anos, se conseguirmos unir este momento de oportunidades, com a equipe e o suporte da Rede Secovi de Imóveis”, ponderou. “Eu acredito na Rede, participo da Rede, que é a forma mais lógica e clara de realizarmos negócios com mais sucesso”, declarou