O primeiro semestre de 2008 apresentou um crescimento de 33% nas vendas de imóveis em São Paulo, em relação ao mesmo período de 2007. Esse foi um dos principais assuntos discutidos durante a coletiva de imprensa da Semana Imobiliária 2008, que também abordou a crise do subprime americano, balanço do mercado imobiliário no primeiro semestre, análise e perspectivas macroeconômicas da conjuntura nacional, Prêmio Master Imobiliário 2008, temas e palestrantes da Convenção Secovi-SP e novidades do Salão Imobiliário São Paulo (SISP 2008).
Organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), o evento foi realizado na terça-feira, 16 de setembro, na sede do Sindicato.
O Secovi-SP informou também que 26% foi o aumento no volume de unidades residenciais lançadas na capital paulista; a média do índice de Venda Sobre Ofertas (VSO) girou em torno de 16,1%; de cada 100 unidades ofertadas, 16 foram vendidas (o maior índice dos últimos cinco anos desde que a PMI mudou de metodologia) e o financiamento imobiliário pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) registrou cerca de 300 mil unidades financiadas no País.
De acordo com João Crestana, presidente do Secovi-SP, esses números refletem a retomada que o mercado nacional está vivendo. “Nos anos 1980 o setor vendia o dobro do que vende hoje, mas com uma população menor. O potencial de crescimento é grande, existe um déficit habitacional no País e a classe média hoje tem condições de comprar a casa própria, já que os prazos para crédito imobiliário estão maiores, chegando a 30 anos, a inflação está baixa e existe oferta de financiamentos em um mercado maduro e que está evoluindo”.
Além do panorama nacional, o mercado secundário (onde é possível comprar e vender ações já emitidas e em circulação) também foi amplamente discutido durante a ocasião, devido a atual crise do setor imobiliário norte-americano.
Para Ricardo Yazbek, presidente da Fiabci/Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias), a economia brasileira não corre o risco de sofrer conseqüências com tal crise, devido ao extraordinário cenário no País para a continuidade do crescimento e dos investimentos no setor imobiliário. “Como exemplo, em 2014 teremos a Copa do Mundo, evento que permitirá o desenvolvimento e o crescimento de diversos setores, incluindo o imobiliário.”
SISP 2008
Um perfil do visitante do SISP, elaborado a partir de uma pesquisa on-line realizada entre os pré-credenciados no site da feira, foi apresentado na coletiva. De acordo com Ricardo Matrone, Show Manager da feira, 92% do público procura por um imóvel novo ao visitar o SISP. A tabela abaixo descreve os tipos de ofertas buscadas no evento:
Empreendimento Turístico – 5,53%
Condomínio fechado – 11,20%
Consórcio de imóveis – 6,74%
Imóvel comercial – 4,14%
Imóvel turístico e segunda residência – 6,15%
Imóvel para investimento – 2,60%
Imóvel residencial novo – 26,16%
Imóvel residencial usado – 14,59%
Loteamento Aberto – 1,68%
Loteamento fechado – 2,20%
Terreno comercial – 1,37%
Financiamento de imóveis – 13,52%
Três vezes maior que a primeira edição, o SISP 2008 terá 35 mil metros quadrados de área de exposição (em 2006 foram 11 mil m2) e 250 empresas expositoras, entre incorporadoras, construtoras, imobiliárias, bancos e instituições financeiras. Destaca-se que cerca de 25% dessas estão participando pela primeira vez do evento. Organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), o terceiro Salão Imobiliário São Paulo (SISP) acontece de 25 a 28 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A expectativa é reunir 50 mil visitantes que terão à disposição mais de 30 mil ofertas de imóveis comerciais, residenciais e de veraneio, de todas as regiões do Brasil e também do Exterior.
Novidades
Uma das novidades que o SISP apresenta neste ano é a criação de uma área internacional denominada SIMA Brasil. Coordenada pelo Salão Imobiliário de Madri (SIMA), o SIMA Brasil possui diversos expositores internacionais que pretendem oferecer oportunidades de negócios e empreendimentos imobiliários no Exterior. Mais quatro projetos especiais complementam a programação: o SISP ImoTur, que terá produtos e empresas com foco no mercado turístico nacional e internacional, com captação de investidores internacionais; o Home Solutions, com soluções e produtos para decoração, automação e serviços que agregam valor aos imóveis; o SISP Corporate, área criada para atender à demanda do mercado para imóveis comerciais e corporativos, de grande porte e centros de distribuição; e o SISP Private, local específico para receber e apresentar ao público de alto padrão imóveis e lançamentos, ou ainda estabelecer ações de relacionamento com novos clientes.
“Consolidado como a maior vitrine imobiliária da América Latina, o SISP cresce a cada ano e se firma como a mais efetiva ferramenta de vendas para o mercado imobiliário em todos os seus segmentos, bem como uma referência para o mercado imobiliário global, tornando-se o grande ponto de encontro de negócios e vendas da América Latina”, afirma Eduardo Sanovicz, Diretor de Feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Entre os expositores estão: Acisa, Agra, Areas, Arte Cozinhas, BM Sua Casa, Banco Bradesco, Banco Caixa Econômica Federal, Banco Citibank, Banco Fibra, Banco HSBC, Banco Itaú, Banco Nossa Caixa, Banco Santander – Banespa, Banco Unibanco, Breton Actual, Bueno Netto, Buenos Aires, CDHU, CDP International, Chacras Del Mar, Company, Cury, De Carvalho, Destino Punta Del Este, Ecoesfera, Elite, Ellenco Empreendimentos Imobiliários, Even, EZ Tec, F A Oliva, Fernandez Mera, FGI Negócios Imobiliários, Fiducia Capital Group, Fundtur-MS, Gafisa, Garden, Goldfarb, Grupo Calípois, Grupo Encalso – Damha, Grupo Eugenio, Grupo WW, Guia Qual, Habitasul, Inpar, Itaplan, Kauffmann, Klabin, Ministério do Turismo, MSM Construtora e Empreendimentos Imobiliários, Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, Opción Inmobiliaria Internacional, Parceria Consultoria de Imóveis, Parquet União, Plano & Plano, Plano A, Porto Seguro Consórcio, PGC, Queiroz Galvão, Rabbit Empreendimento e Construções, Rede Colibri, Rede Imobiliária Secovi, Trisul, República Dominicana, Rodobens, Rossi Construtora, Saal Trust Investment Realty, Santa Angela, Senpar, Spectra Group, Tecnisa, Total Casa, Tenda, US Brokers, Vegus, Via Móvel.
Semana Imobiliária 2008
As atividades da Semana Imobiliária 2008 começam na noite de 24/9, no Clube Atlético Monte Líbano, zona sul da capital, com a cerimônia de entrega do Prêmio Máster Imobiliário, promoção conjunta do Secovi-SP e da Fiabci/Brasil, que está em sua 14ª edição. No dia seguinte, 25/9, têm início a quinta edição da Convenção Secovi (www.convencaosecovi.com.br), que este ano será realizada no hotel Holiday Inn, e o Salão Imobiliário São Paulo (SISP), no Parque Anhembi, zona norte da capital. Salão e Convenção são organizados em parceria pela Reed Exibitions Alcantara Machado e pelo Secovi-SP.
Salão Imobiliário São Paulo
Data: 25 a 28 de setembro de 2008
Horário: dias 25 e 26, das 12 às 21hs; dias 27 e 28, das 10 às 21hs
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, Parque Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana – São Paulo – SP
Visitação gratuita: com apresentação de pré-credenciamento no site ou convite de expositor.
Bilheteria: R$ 10,00 por família. Entrada de menores de 18 anos apenas acompanhados por seus responsáveis.