Quarta-feira, 7 de novembro

9h00 – Solenidade de abertura
Hubert Gebara
– Vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.
José Roberto Graiche Júnior – Presidente da Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC).

9h30 às 11h00 – PAINEL: PANORAMA POLÍTICO E ECONÔMICO
Uma análise do contexto nacional e seus impactos no mercado imobiliário e no segmento condominial.
Coordenador: Hubert Gebara – Vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.
Palestrante: José Nêumanne Pinto – Jornalista, escritor e poeta, é editorialista e articulista do jornal O Estado de S. Paulo, comentarista político da Rádio Estadão de São Paulo, e no Jornal da Gazeta (Direto ao Assunto). 

11h30 às 13h00 – PAINEL: MARKETING DO FUTURO
As marcas e os produtos criam valores inconscientes para os consumidores. Uma visão multidisciplinar entre consumo, comunicação, marketing, cérebro, psicologia, simbologia e mitologia explica porque isso acontece.
Coordenadora: Fernanda Lisboa – Presidente do Capítulo do Estado de São Paulo do Institute of Real Estate Management (IREM)  
Palestrante: Fernando Kimura – Especialista de inovação em comunicação e neuromarketing, especialização em neuromarketing pela UBA (Universidade de Buenos Aires) e Qualidade em Serviços pelo Disney Institute – Orlando – USA. Atuou no marketing da Microsoft e Oracle. 

14h30 às 16h00 –  PAINEL: ESTRATÉGIAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
As tecnologias digitais têm causado transformações profundas no mercado em todas as suas dimensões: concorrência, canais, mídias, plataformas, recursos, barreiras de entrada, modelos de negócios, entre outras. Saiba como aproveita-las.
Coordenadora: Mariângela Machado – Diretora de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. 
Palestrante: Martha Gabriel – Referência em inovação, transformação digital e educação digital. Executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação. Engenheira pela Unicamp, pós-graduada em Marketing pela ESPM-SP e em Design pela Faculdade de Belas Artes-SP, mestre e PhD em artes pela ECA-USP, e Educação Executiva pelo MIT.  

16h30 – 17h30 – PAINEL: COMO LIDAR COM AS PESSOAS
 
A primeira pessoa com quem você precisa lidar é você mesmo. Será que você se conhece de fato? Sabe ouvir e ser ouvido? É a mudança ou finge ser? Descubra os caminhos para melhorar seus relacionamentos.
Palestrante: Monja Coen – Cláudia Dias Baptista de Sousa, conhecida como Monja Coen Roshi, é missionária da tradição Soto Shu, sediada no Japão. É a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede em Pacaembu, em São Paulo. Estudou no Zen Center of Los Angeles em 1983, e logo depois partiu para o Japão, onde converteu-se à tradição budista no Convento Zen Budista de Nagoia. Conhecida por participar de reuniões e diálogos inter-religiosos, além de promover a Caminhada Zen em parques públicos, projeto com objetivos ambientais e de paz.

 

Quinta-feira, 8 de novembro

9h00 às 10h30 PAINEL: EMPREENDEDORISMO – REINVENTANDO O JEITO DE MORAR
Briefing:
Conheça o que pensa e faz a empresa que entendeu as mudanças das pessoas e como incorporar palavras-chaves como inovação, tecnologia, compartilhamento e facilidades que tornem a vida mais simples.
Coordenador: Omar Anauate – Diretor de Condomínios da Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC)
Palestrante: Danny Spiewak – Diretor de Operações da Vitacon

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­11h00 às 12h30 PAINEL: JURIDICO – SUAS PERGUNTAS, NOSSAS RESPOSTAS.
Especialistas esclarecem as principais dúvidas que envolvem a administração de condomínios.
Coordenador: Jaques Bushatsky – Advogado, membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP, pró-reitor da Universidade Secovi e sócio da Advocacia Bushatsky. 

Debatedores:
Eric Camargo – Advogado, graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas,
pós-graduado em Direito Registral Imobiliário e sócio do Escritório DLA & Camargo Sociedade de Advogados.
João Paulo Rossi Paschoal – Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; especialista em Direito Civil e em Direito Imobiliário Empresarial; mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP e instrutor da Universidade Secovi.
Luiz Ribeiro – Formado em Administração, advogado especializado em condomínios, diretor
jurídico da Acigabc, membro da vice-presidência de Administração Imobiliária
e Condomínios do Secovi-SP e do Conselho de Ética da AABIC, e diretor da Atipass.

14h00 às 15h30 PAINEL: DESAFIO À GESTÃO DE PESSOAS: POR QUE É TÃO DIFÍCIL MUDAR?
Romper hábitos. Transformar culturas organizacionais. Superar dificuldades nas esferas pessoais e profissionais. Conheça o que há de mais recente na ciência a respeito da transformação do comportamento humano.
Coordenador: Marco Gubeissi – Diretor de Administradoras da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. 
Palestrante
: Pedro Calabrez – Sócio-diretor da NeuroVox e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, onde é membro do Centro de Neuromodulação. Professor convidado da FIA-USP, FGV e Instituto Europeo di Design, foi criador dos primeiros cursos de neurociências aplicadas aos negócios do Brasil. É responsável pela criação e desenho das disciplinas de Neurociências Aplicadas do Centro Universitário Belas Artes, Instituto Europeo di Design e ESPM-SP (graduação e pós-graduação). 

16h00 às 17h00   –  PAINEL: O FUTURO DA SOCIEDADE
Em tempos de reputações consolidadas por likes ou detonadas por fake news ,  o poder das redes sociais é determinante no futuro do País. Qual o (des?) serviço da mídia digital para a democracia? Que tipo de vida existirá além dos cliques?
Palestrante: Luiz Felipe Pondé – Filósofo e teólogo, professor de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP e da Faculdade de Comunicação da FAAP. Mestre pela Universidade de Paris 8, doutor pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv. Colunista da Folha de S.Paulo, comentarista da TV Cultura e da Radio Bandeirantes. Autor de diversos livros.

17h00 às 17h10   –  CONSIDERAÇÕES FINAIS
Hubert Gebara
– Vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.

 

   

É preciso colocar em prática novas soluções para ampliar a oferta de Habitações de Interesse Social

Indicado ao Oscar deste ano, o documentário em curta metragem Lead Me Home (Onde Eu Moro) desnuda a realidade de pessoas sem teto em cidades como Los Angeles e São Francisco.

Imagens e depoimentos imediatamente nos remetem ao que acontece no Brasil e especialmente na capital paulista, na qual o número de cidadãos em situação de rua ou em ocupações irregulares e precárias cresce de forma alarmante.

A Habitação de Interesse Social (HIS) é prioridade. A cada dia, mais famílias têm perdido o acesso à casa própria. O resultado é uma crise humanitária.

O maior entrave foi e continua sendo o custo de produção. Para baratear, há dois caminhos principais: aproveitar regiões e terrenos subtilizados, para os quais os Projetos de Intervenção Urbana  (PIUs) propõem novos usos, e construir moradias no conceito affordability design – unidades pequenas, eficientes, em construções mais adensadas e localizadas em bairros com infraestrutura.

Houve grandes avanços nos últimos anos, mas não suficientes para lidar com o crescente déficit habitacional paulistano. Diversos terrenos foram transformados em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). De 2014 para cá, o mercado privado licenciou 217 mil unidades de habitação social, volume significativo em comparação com as 23 mil moradias licenciadas pelo poder público no mesmo período (fonte: monitoramentopde.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br).

É preciso mais. Temos de ampliar instrumentos de incentivo, como Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e cota de  solidariedade, e novas soluções. A exemplo dos Créditos de Carbono, é hora de instituir o Crédito HIS, uma forma de gerar recursos que serão reinvestidos em mais unidades.

→ Ver coluna em PDF