Em março, o concurso fotográfico Gentilezas Urbanas – uma promoção do Secovi-SP e do site Catraca Livre – escolheu as fotos que melhor retrataram a interação entre as fachadas de imóveis com o verde da cidade.

Renato Leodário, cuja foto foi escolhida por votação popular, conta que seu irmão, Ricardo, que é engenheiro florestal, passeia pela cidade e registra as imagens interessantes com as quais se depara. “Ele fotografa distorções urbanas, ou seja, situações inusitadas que passam despercebidas para a maioria das pessoas. Ele me avisou que uma casa perto de onde eu moro, em Perdizes, tinha uma fachada interessante. Fui conferir e fotografei a fachada”, esclarece o ganhador. 

Como Leodário acompanha de perto o “Gentilezas Urbanas”, resolveu concorrer com a imagem do galho que atravessa o muro da casa. “Fiquei com medo de perder para a foto do restaurante Figueira Rubayat. Quando soube que a minha tinha sido escolhida, senti uma enorme alegria. Esse concurso é fantástico, porque faz com que a gente olhe a cidade com mais cuidado e mostre o que ela tem de bom.”

Surpresa – A foto de Rodrigo Nogueira foi escolhida pelo júri especializado do concurso e o anúncio da vitória causou surpresa ao vencedor. “Adorei ganhar.” Para ele, quanto mais se falar e mostrar as gentilezas da cidade, mais pessoas serão atingidas e passarão a agir com mais gentileza. O conceito puro de que “gentileza gera gentileza”.

“A atitude do Secovi é muito interessante e fez com que meu olhar ficasse mais apurado para as ações ao meu redor. Passei a enxergar outras formas de arte. Sabemos que tem muita coisa ruim em São Paulo, mas tem muita coisa boa também”, afirma.

Ele conta que caminhava por uma rua sem saída nos Jardins, em busca de um brechó, quando a parede vermelha, coberta de plantas, chamou sua atenção. Nogueira mandou a foto sem pretensões. “Achei que não ia ganhar.”

Na opinião do presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, as coisas boas nos centros urbanos precisam ser destacadas e comentadas. Renato Leodário compartilha da mesma opinião: “Há poucos canais para falar bem da cidade. Porém, unindo vozes nesse sentido, será possível suplantar o mal nas metrópoles”.

Calçadas – Agora, em abril, serão escolhidas as calçadas da Capital e das cidades da Região Metropolitana que embelezam o espaço urbano e apresentam algum tipo de inovação ou utilidade. Os interessados em participar devem preencher um formulário e enviar as fotos até 20/4, próximo sábado, para promoção@catracalivre.com.br

As imagens captadas pelos participantes servirão, ainda, para a criação do primeiro mapeamento de gentilezas urbanas na Capital e RMSP.

Sobre o concurso – O Secovi-SP  e o site Catraca Livre vão premiar todos os meses, até o final do ano, as imagens de ações que têm o objetivo de melhorar a convivência em espaços públicos e coletivos na Capital e nas cidades da RMSP.

Mensalmente, entre todas as fotos enviadas, 10 são selecionadas e postas em votação popular e por júri específico. Duas são escolhidas e os autores das imagens ganham uma Câmera Olympus SP-810 Preta com LCD 3.0”, 14MP, Zoom Óptico 36x, Dupla Estabilização, Vídeo HD, Foto Panorama e 3D, Bateria de Lítio-íon + Cartão 4GB.

No final do ano será escolhida, entre todos os vencedores, uma única foto, que concorrerá a outra máquina fotográfica (em breve, as especificações serão divulgadas).