Conforme estimativas, mais de 40 mil famílias serão atendidas

Nova modalidade permite aquisição de moradia por mais famílias no MCMV

A prioridade à moradia digna vem sendo objeto de consistentes ações adotadas pelas três esferas de governo. Mais que um direito constitucional, o acesso à habitação por todas as classes sociais, premissa defendida pelo Secovi-SP, é indispensável para o progresso humano, sobre o qual se alicerça o desenvolvimento social e econômico.

Por essa razão, a entidade considera que toda medida que amplie e facilite a obtenção de crédito habitacional é vitória da sociedade. E um importante passo nessa direção foi dado com o FGTS Futuro, resultado de diálogo do Secovi-SP e outros entes do setor com os ministérios da Fazenda, das Cidades e do Trabalho, e com a Caixa Econômica Federal.

Aprovada no final de março pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e direcionada a famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640,00, a modalidade poderá complementar substancialmente o financiamento de imóveis da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida. Com esta medida, mais compradores terão acesso a financiamento para comprar sua casa própria.

A Caixa já iniciou as contratações com o uso do FGTS Futuro, que reduz em boa parte dificuldades enfrentadas pelas famílias em razão de barreiras financeiras. Conforme estimativas do governo federal, a nova operação poderá atender mais de 40 mil famílias, um avanço significativo na permanente e coletiva luta pela redução de déficit habitacional brasileiro.

 

Ver coluna em PDF