Karnal: diante da crise, é preciso ação baseada em estratégia

O professor e historiador Leandro Karnal fez a palestra de encerramento da Convenção Secovi 2017. “O que as pessoas querem?” foi o título de sua apresentação, provocação para a qual, sabe-se de antemão, não existe resposta pronta.

Karnal discorreu sobre o impacto da internet no hábito das pessoas, formas de pensar a relação entre o produto que se deseja e seu adquirente, o imediatismo do pensamento dos jovens em detrimento do amanhã, como as empresas podem se orientar nesse ambiente em que as pessoas não sabem muito bem o que querem, mas querem, entre outros pontos.

“Diante desse cenário, é preciso pensar fora da caixinha. Empreendedores que apostam na mesmice não saem do lugar. São, em suma, meros espectadores de fatos”, disse. Sua afirmação fez ligação com o presente momento do mercado imobiliário, em que muitas empresas se veem diante do desafio de prover novos produtos e serviços a um novo perfil de clientes e não podem ficar indiferentes.

Como exemplo, o filósofo recorreu a inúmeros exemplos da história de personagens que, diante de situações de crise, reinventaram-se, dando a origem a novas lógicas cujas repercussões se estendem até os dias atuais. “É assim que se aumentam as chances de sucesso, tendo ação. Essa é a matemática do sucesso.”

A Convenção Secovi ocorreu de 26 a 29 de agosto. Amanhã, às 19 horas, a Semana Imobiliária se encerra com a entrega do Prêmio Master Imobiliário.