A manhã do segundo dia de atividades do Enacon 2008 ainda reservou concorrida palestra de Claudia Bittencourt, presidente do Grupo Bittencourt – Consultoria em Franchising. Na ocasião, Claudia revelou que hoje cerca de 60% das oportunidades de negócios – principalmente em shopping centers -, são para redes franqueadas. “O Brasil já ocupa o quarto lugar no mundo em número de franqueadores, e, em países como Portugal, por exemplo, a rede franqueada de administradoras de condomínios bate segmentos consagrados, como o de fast food”, exemplificou. Para a especialista, qualquer negócio pode ser franqueado, mas é preciso que ele seja previamente testado. “O franqueador já passou por todas as experiências possíveis, e tem melhores condições de conduzir alguém que está entrando no ramo”, disse.

Ainda de acordo com Claudia, em 2007 o Brasil contava com aproximadamente 1,2 mil redes. “O segmento só não cresce mais porque não temos linha de crédito adequada e com juros moderados, disponível ao empreendedor”, analisou. Para a presidente do Grupo Bittencourt, um negócio franqueado deverá se alicerçar em pilares como know-how, sistema de gestão, marca e padronização. “Ser franqueado significa possuir equilíbrio entre pessoas, processo, investimento e relacionamento”, afirmou. O painel “Franquias para Gestão de Condomínios: Nova Solução para o Mercado Brasileiro?” foi coordenado por Marcelo Moreira Duarte, membro da vice-presidência de Administração de Condomínios e diretor de Expansão da Sigecon Condomínios.