Gestão de contratos de locação. Esse foi o mote do painel da vice-presidência de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), realizado no dia 1º/9, durante a Convenção Secovi 2015.

Com coordenação de Mark Turnbull, diretor de Locação do Sindicato, a apresentação esteve a cargo de Edson Ferrari, diretor de Investimento e Asset Management da CBRE Consultoria do Brasil. Embora tenha falado também sobre aluguel residencial, o foco de Ferrari foi a locação comercial.

Sobre a administração de contratos, Ferrari lembrou que é preciso fazer a gestão de aspectos como cobrança de aluguel, taxas (IPTU, por exemplo), garantias locatícias, seguros e pagamento do condomínio, além de demandas extraordinárias dos locatários, como vazamentos nos imóveis. Na CBRE, segundo ele, há um software desenvolvido especialmente para ajudar o gestor nessa tarefa. A empresa conta ainda com um ambiente de internet por meio do qual se comunica com seu cliente. “São informações em tempo real”, disse.

O executivo explicou ainda que a gestão estratégica dos contratos inclui procedimentos como análise da documentação dos imóveis e dos contratos de locação, verificação das condições físicas do imóvel, organização de procedimentos, análise de mercado e perfil da carteira, para ver se ela está alinhada com os objetivos do locador/investidor.