Os bauruenses têm mais um motivo para comemorar. O município aparece em terceiro lugar do ranking das principais cidades paulistas no segmento de turismo de estudos e intercâmbios, atrás apenas de São Bernardo do Campo e Tatuí. O levantamento, conduzido pela ADBV (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), avaliou 13 diferentes segmentos: aventura, cultural, ecoturismo, esportes, estudos e intercâmbio, náutico, negócios e aventura, pesca, religioso, rural, sol e praia, social e saúde.
De acordo com o Ministério do Turismo, o segmento turismo de estudos e intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal. Conforme o Plano Diretor de Turismo de Bauru, a cidade é considerada polo regional de ensino superior, com universidades e faculdades que atendem mais de 30 mil alunos, sendo 55% de outros municípios.
Para o diretor Regional do Secovi em Bauru, Riad Elia Said, a notícia veio reafirmar o reconhecimento que a cidade já possui na área educacional. “O ano de 2017 já havia sido importante pela chegada ao município de duas faculdades de Medicina, que trouxeram centenas de alunos e boa movimentação ao mercado imobiliário. Esta novidade demonstra também o progresso em áreas correlatas e que reforçam a importância de políticas voltadas para o desenvolvimento local, que beneficiem a sociedade e o crescimento da região como um todo”, completa.