O Governo Federal acaba de lançar o programa ‘Acredita’, com o objetivo de promover o acesso ao crédito e facilitar a renegociação de dívidas para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas. O programa é inspirado no ‘Desenrola’ e apresenta diversas iniciativas para fomentar o crédito e apoiar empreendedores. O diretor do Secovi-SP, Pedro Krähenbühl, representou a entidade no evento de lançamento hoje (22/4), que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Uma das iniciativas do ‘Acredita’ é a criação de um mercado secundário para crédito imobiliário com vistas a fortalecer o setor imobiliário no Brasil, com foco nas famílias de classe média.
Por meio desta ação, a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) terá um papel expandido como securitizadora no mercado imobiliário, permitindo que os bancos aumentem as concessões de crédito imobiliário em taxas acessíveis para a classe média e supram a queda da captação da poupança.
A Emgea poderá adquirir créditos imobiliários para incorporar em sua carteira ou vender no mercado, assim como títulos de valores mobiliários, contribuindo para fortalecer e dinamizar o mercado secundário de crédito do setor. Além disso, a empresa está autorizada a prestar serviços de gestão e cobrança para entidades públicas e privadas, e se envolver em parcerias público-privadas para promover o desenvolvimento social.
Para mais informações, acesse aqui.