OWT Nações Unidas, projeto elaborado pelo Escritório de Arquitetura EdoRocha, exigiu decisões difíceis, desde a escolha do terreno e dosmateriais, passando pela definição do paisagismo e dos equipamentos, atéos vários processos adotados, como o de consumo de energia etc. Ou seja,o escritório Edo Rocha preocupou-se em proporcionar o máximo de confortoaos usuários, sem desrespeitar a natureza.
Hoje, emfase de avaliação para a certificação Leed (Leadership in Energy andEnvironmental Design), o WT Nações Unidas é formado, numa primeira fase,por dois edifícios interligados e auto-sustentáveis. Numa segunda fase,terá ainda um terceiro edifício.
É um empreendimentovoltado exclusivamente para a locação e destinado às empresascorporativas. A Torre 2, que completa a fase 1, já está completamentealugada. O projeto prevê ainda a construção de uma terceira torre (fase2), com 17 pavimentos, mais casa de máquinas e cobertura. As obras foraminiciadas em dezembro de 2006 e já estão em fase de conclusão.
Os green building são definidos como edifícios de altodesempenho ambiental, projetados com quatro características muito bemdefinidas: economia no consumo de energia e nos custos de operação emanutenção (produção de edifícios geradores de sua própria energia, semdepender de instalações externas); redução do uso de recursosnão-renováveis; minimização dos impactos negativos na qualidade do arinterno e garantia de bem-estar aos ocupantes da edificação.
A madeira constitui um dos grandes atrativos da fachadado WT. Além de grandes extensões de painel madeirado especialmentetratado, o acabamento da fachada terá vidro e ACM, um painel compostopor duas lâminas de alumínio com núcleo de polietileno.
Empreendimento construído em terreno de 8.929,50 m², o WT estáequipado também com geradores para atender a 100% da demanda, salastécnicas de TI e elétrica, piso elevado, ar-condicionado pelo piso,disponibilização de fibra ótica e forro acústico modulado.
As trêstorres têm também vidro de alto desempenho térmico-acústico, shafts deinstalações condominiais e privativos independentes, pavimentos com pisoelevado, escadas de segurança pressurizadas, coberturas do tipogreen-roof, heliponto na cobertura da torre 1 e 1.040 vagas deestacionamento.
O Edo Rocha já tem 19 projetospremiados, entre os quais figuram o Master Imobiliário e o da AssociaçãoBrasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA) para os projetos daVivo e da Serasa. Além disso, o escritório levantou o Grande Prêmio daArquitetura Corporativa para os projetos Estadão, Friboi e Unilever.
O escritório tem hoje mais 25 projetos em andamento. É,segundo seus diretores, também responsável pelo desenvolvimento do maiscompleto sistema de classificação de “edifícios inteligentes”, campo emque introduziu, no mercado brasileiro, diversas inovações tecnológicas.O foco constante na criatividade e nas inovações o coloca comoreferência na área de arquitetura corporativa.
Prêmio Master Imobiliário
Categoria: SoluçõesArquitetônicas
Edifício Corporativo WT Nações Unidas
EdoRocha Espaços Corporativos
São Paulo/SP