Hoje, 17/9, comemora-se o Dia da Gentileza Urbana em São Paulo. Para celebrar a data, o Secovi-SP está promovendo várias atividades em sua sede.

Uma equipe médica do Hospital Sírio Libanês está a postos para colher sangue. Os profissionais da Saúde atendem das 9 às 16 horas, e é imprescindível agendar horário pelo telefone (11) 5591-1306.

O Secovi-SP também realiza uma Feira de Troca e Doação de Livros, e recebe alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e roupas, que serão entregues em instituições de amparo e assistência social.

Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, foi o primeiro a doar sangue, às 9 horas. “Um ato simples é capaz de salvar vidas. Sempre que eu posso, participo de campanhas de doação de sangue”, ressaltou o dirigente.

A coordenadora de Projetos Especiais do Sindicato, Roberta Bigucci, trouxe para trabalhar a equipe de palhaços do Big Riso e “incorporou” a personagem Spiningrifka pirulito. “É muito gratificante participar dessa iniciativa, que se transforma em uma grande festa de amor, solidariedade e integração”, disse Roberta Spiningrifka.

Carolina Ferreira, coordenadora geral do NE – Novos Empreendedores do Secovi-SP, também veio fazer sua doação de sangue. “No ano passado eu participei e achei ótima a iniciativa. Ajudar sem olhar a quem é muito gratificante. Todos deveriam se engajar em ações como essas de gentilezas”, sugeriu. 

Vários funcionários do Secovi-SP estão trabalhando como voluntários, como a secretária Elaine Teixeira, que aproveitou e se vestiu de “palhacinha”. “A gentileza deveria fazer parte do dia a dia de todos nós, porque ela é essencial à vida. Sem amor, nada acontece”, declarou Nany, como é conhecida por todos.

Magali Matsudo, da área de Recursos Humanos do Sindicato, trouxe mais de dez livros para trocar. Saiu de lá bastante feliz, muito mais por doar e participar dessa campanha de incentivo à leitura do que por receber em troca os exemplares “Pais brilhantes, professores fascinantes”, de augusto Cury, e “Pessoas inteligentes sabem o que querem”, de Steve Pavlina. “Trocar conhecimento faz bem para as pessoas”, disse.

Ações positivas – O Dia da Gentileza Urbana na cidade de São Paulo está previsto na Lei Municipal 16.027/2014, e nasceu de uma sugestão do Secovi-SP ao vereador Nabil Bonduki (PT), atual secretário municipal de Cultura.

A data está inserida no Programa Gentilezas Urbanas do Secovi-SP, que foi lançado em janeiro de 2013, com a proposta de incentivar as pessoas, empresas, associações e instituições públicas e privadas a interferir positivamente na melhoria da qualidade da vida urbana e da convivência nos espaços coletivos.

Conheça todas as iniciativas de gentilezas que o Sindicato desenvolve acessando www.gentilezasurbanas.org.br