Ricardo Paixão é diretor de Intermediação Imobiliária e          Marketing do Secovi-SP

Após atravessar um período de mudanças inadiáveis, impostas pelas conhecidas consequências da pandemia de covid 19, o momento é de revisitar conceitos obscurecidos pela onda de transformações digitais na área de intermediação imobiliária.

Chegou a hora de fazer a ‘lição de casa’, a lição de todos os tipos de imóveis, o que inclui apartamentos, lotes, salas comerciais, lajes corporativas, lojas, galpões, chácaras, fazendas, multipropriedades, multifamily, e o que mais houver – ou vier.

O mercado imobiliário passa por mudanças estruturais e as imobiliárias deparam-se com inúmeras alternativas para se adaptar à nova realidade. Compartilhamento, tecnologia e mentalidade renovada formam o tripé que sustenta uma nova e melhorada experiência para o consumidor. Aqueles que não se ajustam perdem espaço.

Redes, franquias, marketplaces e novos modelos de negócios se multiplicam, trazendo alternativas robustas e atraentes para imobiliárias, mas, por outro lado, o excesso de opções dificulta a tomada de decisão.

A boa notícia é que, em um mercado resiliente e criativo como o nosso, existem players que antecipam as tendências e ajudam a moldar a nova maneira de se comprar, vender e alugar imóveis.

Oportunidades não faltam, principalmente a empresas e profissionais abertos às novidades dispostos a pensar fora da caixa e a oferecer, muito mais que um negócio, uma experiência de alto nível ao cliente, seja qual for padrão, da habitação popular a imóveis triple A.

Existem modelos de negócio que estão turbinando fechamentos, alguns até com boa dose de ousadia e resultados surpreendentes. Para ser o roteirista de trajetórias de sucesso e escrever uma história sedutora, é fundamental ter bons argumentos e ineditismo. Sem contar a disposição para trilhar um caminho que só inovação, tecnologia e abertura podem agregar.

Negócios bem-sucedidos exigem, além de habilidades e competências, atenção ao que ocorre no cenário econômico-político e que repercute na intermediação imobiliária. Mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida, revisão do Plano Diretor, da Lei de Zoneamento, registro eletrônico são temas, entre outros, que impactam no dia a dia de corretores e imobiliárias. Sempre é bom lembrar que informação e conhecimento são diferenciais que contribuem positivamente para a excelência no atendimento ao cliente.

Por falar nisso, apesar dos avanços conquistados – e olha que não foram e nunca serão poucos –, eis um valor que precisa ser reposicionado nessa era da transformação digital: o valor humano. Algoritmos abrem portas, mas substitui a pulsação, o ritmo, a energia que faz tudo acontecer.

Todos esses aspectos que abordei serão debatidos e aprofundados durante o Rede Show Secovi-SP, que acontece no final de novembro, em São Paulo. Ponto de encontro de imobiliárias e corretores, a iniciativa busca discutir problemas e apresentar soluções para os principais gargalos da atividade.

Debates com os grandes players do setor, novidades em produtos e serviços, arena de inovação, visitas a projetos icônicos, acesso networking qualificado e oportunidade de negócios compõem a programação do evento. Quem atua com intermediação imobiliária em São José do Rio Preto e região, não pode perder.

Ricardo Paixão Barbosa – Diretor de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP