O Secovi-SP, por meio da vice-presidência de Comercialização e Marketing, liderada por Elbio Fernández Mera, reuniu empresários e profissionais, na manhã de 23 de junho, para apresentar um panorama do mercado imobiliário, em reunião plenária setorial na sede do Sindicato.
O presidente João Crestana ressaltou o momento especial para o imóvel, no qual as empresas e entidades têm se posicionado de forma totalmente diferenciada e marcham rumo à profissionalização do mercado. “É um movimento que gerou na sociedade brasileira a conscientização de que habitação é prioridade. Nesse momento, focamos num segmento no qual nunca se trabalhou, sem deixar de lado o mercado tradicional, que também vai continuar crescendo.”
Para Crestana, o setor precisa se adaptar a esse novo mercado e estar unido nessa fase. “Se olharmos o mundo, o Brasil está melhor porque tem demanda. Como entidades e empresas, temos de competir, mas de forma saudável. Fazemos parte de um mercado livre, que busca a modernidade por meio de oportunidade para todos”, afirmou, acrescentando que “transparência é o nome do jogo”.
O encontro foi coordenado pelos diretores da vice-presidência, Mauro Pincherle, que no primeiro bloco também falou sobre a Semana Imobiliária (23 a 27/9), e Antonio Conde, responsável pelo segundo bloco, abordando imóveis usados, Rede Secovi de Imóveis e as novidades voltadas ao aprimoramento e ao aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na área.
Semana Imobiliária – “Uma sucessão de eventos que o Secovi promove anualmente em parceria com a Reed Exhibitions e que este ano agrega também a Expo Síndico Secovi Condomínio”, disse Pincherle, para definir a Semana, que será aberta dia 23/9, com a cerimônia de entrega do Prêmio Master Imobiliário, promoção conjunta do Sindicato com a Fiabci/Brasil. De 24 a 29/9, a Convenção acontece no hotel Holiday Inn Anhembi, simultaneamente ao Sisp e à Expo Síndico, que ocupam o Pavilhão de Exposições, onde poderão ser visitadas ainda a FiaFlora e Hi Fi Show.
A Convenção, explicou, é o local apropriado para transmitir conhecimento e trocar experiência. Além de interessantes palestras, duas sessões plenárias marcam o evento, uma delas sobre economia, com a participação do presidente do Banco Santander, e outra com as presenças internacionais do arquiteto Alfonso Vergara (Fundación Metrópoli/Espanha), e Richard Gaylord (ex-presidente da NAR/EUA), com o tema Reinventando as Metrópoles do Futuro.
“O Salão é importante ferramenta de vendas, que tem tudo a ver com o segmento de imóveis econômicos, grande foco desta plenária, na qual as empresas vão contar o que estão fazendo e como o programa Minha Casa, Minha Vida tem atendido a esse mercado.”
Panorama do mercado – Em seguida, o evento trouxe apresentações de Romeu Braga, diretor da Living Construtora (Grupo Cyrela), e de Daniela Ferrari, diretora de Negócios da Tenda, que comentaram suas experiências no mercado de imóveis econômicos e supereconômicos; além de análises do economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, sobre o programa Minha Casa Minha Vida e o desempenho do mercado imobiliário da cidade de São Paulo.
O mercado de usados na capital e no interior, bem como a importância e as vantagens do trabalho em sistema de redes imobiliárias também esteve em foco durante o encontro. Falaram sobre o assunto, os coordenadores regionais da Rede Secovi de Imóveis, Roseli Hernandez (Leste) e Marco Dal Maso (Sul), além de Joaquim Ribeiro, diretor geral da Regional do Secovi-SP em São José do Rio Preto e vice-presidente da Fenaci – Federação Nacional dos Corretores de Imóveis.