“A força da Construção Civil no Desenvolvimento do País” será o tema central dos debates do 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção, que se realiza de 22 a 24 de outubro, em São Luís, no Maranhão. Uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon) com promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Na análise de João Crestana, presidente nacional da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC e presidente do Secovi-SP, neste cenário de incerteza econômica internacional, é fundamental debater a capacidade do setor imobiliário em auxiliar o País a manter sua capacidade de crescimento. “Uma possível recessão mundial trará reflexos na economia do Brasil e o segmento imobiliário se ressentirá dos desequilíbrios. Mas contamos com a sinalização clara por parte do governo e dos bancos no sentido de continuar garantindo os recursos necessários para desenvolvimento dos empreendimentos imobiliários para os próximos anos. Aqui, a demanda por moradia é muito alta”, ressalta o dirigente.

Mas na avaliação de Crestana, um fator que dá segurança ao mercado é que os recursos para financiar a produção e a venda vêm do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e do FGTS, que são mais estáveis e baratos – custos são, respectivamente, 6% e 3%.

“Não devemos tomar o mercado apenas pelas poucas empresas do setor listadas na Bolsa, cujas ações sofrem mais os efeitos da crise. Elas não representam o grande volume do mercado, que é composto por dezenas de milhares de empresas espalhadas pelo Brasil, a maioria de pequeno e médio portes”, enfatiza Crestana.

Diante desse novo momento, o tema do 80º Enic é bastante oportuno. “Além de tratar de assuntos atuais e que se referem ao futuro do setor e de seu equilíbrio financeiro, o encontro permitirá o intercâmbio entre empresários e profissionais imobiliários de todo o País. Também, a CII/CBIC vai realizar três painéis, dois no dia 23 e um único painel dia 24/10”, informa Crestana.

O futuro do crédito imobiliário – Para debater as oportunidades de novos negócios imobiliários, e a visão para as médias e pequenas empresas, a CII/CBIC recebe dia 23/10 os palestrantes Fernando Cruz, diretor da Brazilian Securities – Companhia de Securitização, Bernadete Coury, superintendente Nacional da Suhab, e Jefferson Reis Bueno, consultor do Sebrae/SC.

Eles apresentarão análises do cenário atual e perspectivas para os próximos anos, principalmente para as pequenas e médias empresas, que compõem o maior volume de empreendedores. Pela importância do tema e complexidade, o painel será realizado em duas partes (das 14h15 às 16h15 e das 16h30 às 18h30).

Já no dia 24/10, durante painel das 14h15 às 16 horas, o tema Habitação de Interesse Social ganhará destaque na Comissão da Indústria Imobiliária, com enfoque na Campanha Nacional pela Moradia Digna, lançada em agosto deste ano, no mesmo período em que foi entregue ao Congresso Nacional PEC da Habitação, que pede a dotação de recursos permanentes para instituir uma política de estado de Habitação de Interesse Social e, assim, garantir o acesso das famílias de baixa renda à moradia digna, cujos impactos positivos são percebidos na saúde, educação, segurança e vida familiar dos brasileiros.

O 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) é destinado a empresários, engenheiros, fornecedores, prestadores de serviços e estudantes.

Informações e reservas em www.enic.org.br. Informações para a imprensa: Assessoria de Imprensa do Secovi-SP, tel. (11) 5591-1189, com Shirley Valentin.