“O comportamento do consumidor provoca rupturas, e é isso que altera os negócios. Para onde vai o coração do cliente, é para lá que os seus negócios devem ir”, afirmou a especialista em marketing digital e inovação, Martha Gabriel, durante palestra que encerrou a programação do primeiro dia do Encontro das Administradoras de Condomínios (Enacon), realizado pelo Secovi-SP, dias 5 e 6/11.

Segundo ela, as rápidas mudanças tecnológicas estão reconfigurando o comportamento do ser humano e é mandatório “abraçar” essas mudanças. “O rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de pessoas, enquanto os aplicativos hoje levam poucos meses para alcançar esta mesma audiência”, exemplificou. “As pessoas levam cerca de 15 minutos para perceber que perderam o celular – o dispositivo é praticamente uma extensão do cérebro.”

Colaboração surge como terceiro elemento da tríade da sobrevivência empresarial. “Tecnologia recria realidades, e isso aumenta a complexidade. Ou seja, dependemos de mais coisas e pessoas, que se afetam mutuamente, e somente a colaboração viabilizará a sobrevivência”, disse a palestrante.

Para se destacar no mercado, já levando em consideração a tecnologia, o comportamento e a colaboração, a empresa deve personalizar seu produto ou serviço, agregando itens inovadores que façam o cliente enxergar valor e implementá-lo rapidamente.

Martha Gabriel estimulou a plateia a levar para suas empresas a prática de incentivar os funcionários a pensar em inovação, capitaneada pela alta gestão. “Inicie com um grupo pequeno. Com o tempo, a cultura da inovação vai se espalhar pela empresa.”