Os integrantes do NE, Diego Velletri e Henrique Aguilar, participaram entre os dias 23 e 25/10 do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Salvador (BA).

A abertura do encontro, idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), reuniu na abertura, dia 23/9, autoridades políticas e representantes da indústria da construção.

Estiveram presentes à abertura o governador da Bahia, Rui Costa, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antonio de Souza, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jorge Hereda, entre outros.

“Em um ano em que o setor perdeu 500 mil postos de trabalho, o ENIC surge como uma oportunidade de levantar novas possibilidades para ajudar a economia a sair dessa instabilidade. Para tanto, a CBIC apresentará algumas propostas no evento, como as concessões e PPPs, que poderão inserir novas empresas no mercado, a diminuição dos gastos públicos e o Minha Casa, Minha Vida 3”, destacou José Carlos Martins, presidente da CBIC.

“Brasil: o desafio do desenvolvimento sustentável” – Esse foi o tema do painel ministrado pelo economista Eduardo Gianetti. Entre os assuntos em exposição, Gianetti traçou um panorama atual sobre a economia no Brasil: “Estamos vivendo a pior reversão de expectativas da era republicana. Essa é a quinta recessão que o Brasil passa, e, ao contrário das demais, ainda não há perspectiva de recuperação ao longo do ano que vem”, explicou.

Para os próximos anos, o economista destacou a necessidade de o governo buscar alternativas emergenciais: “Alguma solução o Estado terá que tomar nos próximos meses. Dá para aumentar o superávit primário sem aumentar a tributação. Outros governos já fizeram isso. O Brasil é muito maior que essa crise, e tenho certeza que conseguiremos sair desta situação e reerguer nossa economia”, concluiu.

Comissão da Indústria Imobiliária – Coordenada pelo vice-presidente do Secovi-SP, Flavio Prando, a CII discutiu no dia 24/9 temas ligados aos recursos para o setor e desenvolvimento imobiliário. O economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci,  falou sobre o Mercado Imobiliário, seguido do gerente nacional do Ativo do FGTS, Alfeu Garbin, que abordou a questão dos fundos. O diretor de Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Hamilton Rodrigues da Silva, tratou do tema Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), e o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antonio de Souza, apresentou o tema “Opções de Funding para Crédito Imobiliário”.

Também estão confirmados o diretor da Parksinson Desenvolvimento Imobiliário, Arthur Motta Parkinson, que fala sobre “Desenvolvimento Urbano /Futuro das Cidades”,  o diretor da Stuchi & Leite, professor Carlos Leite, com palestra sobre mobilidade urbana, a sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados, Ariadne dos Santos Daher, com exposição sobre planejamento e gestão de cidades, e o diretor da Saes  Advogados, Marcelo André Bruxel Saes, e o sócio fundador da Duarte Garcia Caselli Guimarães e Terra Advogados Associados, Marcelo Terra, que abordam o tema “Insegurança Jurídica”.

O diretor da Parksinson Desenvolvimento Imobiliário, Arthur Motta Parkinson, falou sobre “Desenvolvimento Urbano /Futuro das Cidades”,  e o diretor da Stuchi & Leite, professor Carlos Leite, apresentou uma palestra sobre mobilidade urbana. A sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados, Ariadne dos Santos Daher, fez uma exposição sobre planejamento e gestão de cidades, e o diretor da Saes  Advogados, Marcelo André Bruxel Saes, e o sócio fundador da Duarte Garcia Caselli Guimarães e Terra Advogados Associados, Marcelo Terra, abordaram o tema “Insegurança Jurídica”.

Saiba mais sobre o evento, acessando o link