Para apresentar as oportunidades de negócios e detalhar os ProjetosTietê I e II, o Secovi-SP recebeu em sua sede, dia 29/6, às 12h30, oprefeito do município, Emidio de Souza, acompanhado dos secretários deGoverno, Jorge Lapas; de Habitação e Desenvolvimento Urbano, SergioGonçalves; de Obras e Transporte, Waldir Ribeiro Filho; e deAdministração, Paulo Roberto Fiorilo.
?Osasco temoportunidades fantásticas. Conurbado à capital, o município temqualidade de vida em alta e traz, por meio de moderna gestão, novospólos de negócios?, disse o presidente do Sindicato, João Crestana, quelembrou as dificuldades geradas pelas limitações impostas pelo PlanoDiretor e pela Lei de Zoneamento da cidade de São Paulo, o que temlevado os empresários imobiliários a atuarem em outros municípios.
?Felizmente, a sociedade e os governos acordaram para aquestão do déficit de moradias e elegeram a habitação como prioridadesocial. Mas a preocupação com as cidades deve considerar os próximos 20,50 anos?, afirmou o presidente. ?Queremos que o cidadão more perto dotrabalho. O melhor transporte urbano é já estar onde você precisa ir.?
O presidente destacou a importância das instituições,advertindo que a elaboração de leis deve ocorrer de forma a não gerarproblemas futuros. Ainda, disse que os urbanistas, engenheiros e outrosprofissionais precisam trabalhar em conjunto com as comunidades, a fimde proporcionar uma ocupação urbana adequada, sustentável. ?É um círculovirtuoso, que envolve meio ambiente, responsabilidade social epatrimônio histórico – identificado, protegido e transformado em peça decultura viva.? Colocou o Secovi-SP à disposição como interlocutor eparceiro confiável nos projetos de Osasco e também de outrasprefeituras.
Importante cidade da Região Metropolitanade São Paulo, Osasco tem em fase de aprovação importantes OperaçõesUrbanas destinadas à renovação da região central da cidade, comaproveitamento da infraestrutura de transporte público, aumento depotenciais construtivos para empreendimentos residenciais, bem como arequalificação de edifícios e galpões.
Investidor éfundamental ? ?Ao promover debates como este, onde já passaramtantas personalidades, o Secovi-SP vai além das questões corporativas eda defesa dos interesses da indústria imobiliária e da construção civil.Demonstra, também, preocupação com o futuro das cidades, e nunca senegou a contribuir de maneira efetiva para o destino do País?, enalteceuo prefeito Emidio de Souza. Em seguida, fez um breve histórico deOsasco, o último bairro a se emancipar da capital (em 1962) e que hojeocupa a 14ª posição em termos de PIB entre as cidades brasileiras.
Nada disso aconteceu por acaso, lembrou o prefeito,afirmando que a ousadia leva a grandes vitórias. ?Não precisamosinventar a roda. Não tenho problema em copiar modelos que deram certo?,afirmou e ressaltou a necessidade de governar acima de partidos,enxergando os próprios defeitos e sabendo reconhecer a qualidade dosoutros.
Além de incentivos fiscais (por meio de novocódigo tributário), o município investiu em infraestrutura, no combateàs enchentes e na desburocratização, dentre outras medidas para atrairnovos investimentos. ?O investidor é fundamental e as cidades têm de sepreparar para recebê-los.?
?O Projeto a ser apresentadoa seguir visa a requalificação urbana e melhorar a qualidade de vida.Precisamos nos reinventar dentro do nosso território ? até porque, temosum dos maiores índices de adensamento?, concluiu o prefeito.
Projeto Tietê I e II – Realizado em parceria coma iniciativa privada, a partir da atração de novos empreendimentosimobiliários, de comércio e de serviços, os projetos permitem que aescolha da área de interesse na instalação do empreendimento, mediantecontrapartidas.
O secretário da Habitação, SergioGonçalves, iniciou explicando a operação urbana Tietê I, que prevê atransferência do trecho da marginal que acompanha o Tietê em Osasco paraa margem da ferrovia ? são cinco estações hoje no município. A ideia éque toda orla do rio na cidade ganhe um parque linear, comreflorestamento. ?O rio deve ser local que una o município, que tragadesenvolvimento e qualidade de vida.? Para este trecho, a prefeitura jáestá recebendo projetos, conforme informou.
APrefeitura também já firmou parceria com a CPTM (Companhia Paulista deTrens Metropolitanos) para a construção de passarelas sobre os trilhosférreos, em substituição às passagens subterrâneas que ligam o Largo deOsasco ao bairro de Presidente Altino. Além disso, a partir de 2010, alinha férrea na cidade passa a ser operada pelo Metrô, reduzindo osintervalos de trens para 3 minutos.
A transferência dassedes da prefeitura e da Câmara de Vereadores para a antiga área dafábrica de cerâmicas Hervy e a construção de uma ponte-prédio sobre orio Tietê, ligando o bairro do Bonfim ? hoje degradado ? ao Largo deOsasco, são exemplos de iniciativas de longo prazo, que podem serviabilizadas por meio do Projeto Tietê II. A proposta é ligar o antigoao novo centro, que receberia a instalação de centros comerciais e deserviços. Nessa região, também há outro trecho com alto valor agregado,o Conjunto Habitacional Nova Grécia, muito bem localizado, mas que seencontra degradado e depende ainda de acordo para demolição.
O secretário ressaltou que, como a cidade não possuimuitos prédios históricos, a recuperação urbana fica mais fácil.Informou ainda que a operação urbana é composta de sete setores compossibilidade intervenção, e regras específicas para cada um. ?São 900mil metros quadrados passíveis de outorga?, disse.
Aárea que vai abrigar o novo centro possui sistema de concessão própria,com 25 mil metros quadrados de construção como contrapartida, com altopotencial construtivo. Prefeitura dispõe de dois terrenos, um com 20 milmetros quadrados; e outro, que hoje abriga o paço municipal, com 30 milmetros quadrados, dos quais será disponibilizado apenas um terço,ficando os dois terços restantes destinados à implantação de um parque.
Os projetos Tietê I e Tietê II podem ser conferidos naíntegra. Basta acessar os links abaixo.