A medição individualizada de água é uma boa alternativa para auxiliar na redução do consumo de água nos condomínios. E essa ação pode passar a ser obrigatória em todo o país. Recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o PL nº 5020/2013, em caráter conclusivo.

A proposta decreta a implantação de hidrômetros individuais em novas edificações residenciais e comerciais. Caso seja aprovada, a exigência poderá entrar em vigor em cinco anos, a partir da data de publicação no Diário Oficial da União, e valerá somente para empreendimentos construídos após esse período.

Em Campinas, essa obrigatoriedade já existe. A Lei 12.474/2006 institui o Programa Municipal de Conservação, Uso Racional e Reutilização de Água em Edificações, que determina a instalação de equipamentos individuais.

“Entre as vantagens, estão o controle de consumo das unidades, uso racional da água, maior facilidade em detectar possíveis vazamentos e justiça social, pois será cobrado o que foi efetivamente gasto pelo morador”, explica a diretora de Administração Condominial do Secovi no município, Kelma Camargo.