O livro “Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo: 150 Anos de História” de autoria de Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP, é finalista da primeira fase do 57º Prêmio Jabuti deste ano, na categoria “Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer”. A lista dos 10 livros finalistas da primeira fase em cada uma das 27 categorias do prêmio, num total de 2.573 inscrições recebidas, foi divulgada no dia 22/10.

“Foi com imensa alegria que recebi a notícia de que meu livro é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2015. A obra entrou numa disputa dificílima,  tendo como concorrentes, entre outros, os economistas Afonso Celso Pastore e Paulo Rabelo de Castro, e sendo o único título neste grupo que aborda o tema Hotelaria, Turismo e Lazer. Iniciei este livro há cerca de dez anos, com base na minha paixão por história, arquitetura e desenvolvimento urbano e nos meus cartões postais de hotéis antigos. Além disso, as análises dos hotéis emblemáticos ao longo do rico período histórico do século XX envolveram, também, paralelos com os momentos sociopolíticos e econômicos em que estavam inseridos. O trabalho para a confecção dessa pesquisa foi enorme, mas o prazer de chegar à final do maior prêmio brasileiro de Literatura é excepcional”, comenta Caio Calfat.

A segunda fase da premiação ocorrerá dia 19/11, quando serão avaliadas e atribuídas notas às obras finalistas. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria. A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2015 será realizada em 3/12, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Sobre o livro – “Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo: 150 Anos de História” foi lançado em 2014 e resgata a história da hotelaria em São Paulo, apresentando uma perspectiva de futuro desta importante atividade econômica para a capital paulista. Com base em rica e aprofundada pesquisa, a obra mostra por que os últimos 150 anos do setor foram os mais importantes no que tange ao desenvolvimento da cidade. Seja por suas influências nas alterações urbanísticas, arquitetônicas e processos construtivos, ou em razão da evolução socioeconômica e política ocorrida ao longo desse período.

São Paulo é o foco principal do livro, que faz um importante resgate das origens do turismo e da hotelaria no mundo, com destaque aos empreendimentos referenciais para a o segmento. Além da pesquisa, o conteúdo da publicação de Caio Calfat apoia-se em entrevistas com alguns dos mais renomados executivos da hotelaria brasileira. A obra é rica em imagens históricas, a maior parte delas oriundas da coleção particular de cartões postais de hotéis antigos brasileiros, reunidas há anos pelo autor.

Sobre o autor – O engenheiro Caio Calfat, MRICS, é sócio-diretor da Caio Calfat Real Estate Consulting, vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP , membro do Conselho de Administração da ADIT – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, ex-presidente e membro do Conselho Deliberativo Vitalício da LARES – Latin American Real Estate Society, membro do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, professor de Planejamento Hoteleiro do MBA Real Estate da FUPAM/FAU-USP, da FAAP e da Universidade Secovi.