O livro Casacadabra, obra da arquiteta Simone Sayegh e da jornalista Bianca Antunes, recorre a brincadeiras, interatividades e exercícios para apresentar detalhes e aspectos interessantes da arquitetura a crianças. Ao mesmo tempo, as incentiva a perceber as casas como espaços lúdicos – uma construção redonda, dragão que mora no telhado ou uma casa em cima de uma cachoeira. 

Palavras a princípio complicadas – brise soleil, um pilotis ou uma estrutura em balanço – são explicadas de maneira simples e didática. A proposta do livro é ser leitura e também objeto de brincadeira e aprendizado, sempre estimulando a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade, e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta. 

“Se o ensino de arquitetura começar pela criança, as cidades têm a chance de receber, no futuro, um olhar mais crítico e apurado de quem a constrói, na busca de melhores soluções urbanas”, propõem Bianca Antunes e Simone Sayegh, idealizadoras do projeto e responsáveis pelo texto e edição. 

A publicação traz dez casas construídas pelo mundo e assinadas por arquitetos famosos.  Do exterior, a Casa Batlló em Barcelona, de Gaudí, ou a Fallingwater, nos Estados Unidos, de Frank Lloyd Wright. Quatro projetos brasileiros têm destaque: a Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, a Casa Bola, de Eduardo Longo, a casa Grelha, de FGMF, e um edifício cheio de casas: o Copan, de Oscar Niemeyer.

Mais informações em https://www.catarse.me/casacadabra.