Com o valor de venda de imóveis abaixo da inflação, o mercado de locação ganha força e se torna um atrativo negócio em São José dos Campos e região.

A insegurança econômica e a necessidade de capital de giro das construtoras e incorporadoras deram espaço a uma demanda positiva para a locação de imóveis.

“Os consumidores que não se sentem seguros para fazer dívidas a longo prazo, estão optando por locar imóveis. Da mesma forma, as construtoras que precisam quitar suas contas e vender seus estoques optam por alugar as unidades disponíveis”, afirma o vice-presidente do Interior e diretor regional do Secovi na RMVale, Frederico Marcondes Cesar.

Algumas empresas estão criando diferentes mecanismos para aumentar os negócios, como, por exemplo, a locação temporária. Nessa modalidade, o imóvel é alugado por 12 meses e, após esse período, o morador pode optar por comprar a unidade e utilizar parte do que foi pago para dar de entrada na aquisição do bem.

Frederico Marcondes César afirma ainda que, além de movimentar o mercado positivamente, as locações oferecem preços mais atrativos aos interessados, uma vez que, pela lei da oferta e da procura, os locatários possuem uma boa margem para negociação.

O diretor pondera, no entanto, que esse cenário é temporário. Ele afirma que a procura por moradias é constante, principalmente em São José dos Campos, que conta com um déficit de lançamentos, e assim que a confiança na economia for retomada, a demanda pela compra de imóveis seguirá o mesmo caminho.