O lote é a certidão de nascimento da habitação. É a partir da terra que tudo se edifica. Mas lotear uma gleba não é tarefa simples. Enseja inúmeros conhecimentos técnicos, mercadológicos e o domínio de imenso cipoal de legislações e normas. É praticamente uma ciência. A Universidade Corporativa do Secovi-SP (UniSecovi) oferece, há muitos anos, amplo programa de cursos dedicados às atividades específicas de loteamentos, ministrados por renomados especialistas da área.
O objetivo é proporcionar capacitação técnica para a realização de empreendimentos, demonstrando os problemas, as dificuldades e os caminhos mais adequados para os empreendedores deste segmento evitarem prejuízos, sanções administrativas e até criminais, por falta de domínio da legislação, dos procedimentos e dos cuidados necessários.
A turma de 2024 já está em andamento e é possível ingressar em temas individualizados: Curso de Contratos e Registro de Loteamentos, com início em 25/7; Curso de Administração, Inovação, Comercialização e Marketing (20/8); e palestra de encerramento (12/9), com case de um empreendimento imobiliário.
A aula magna foi ministrada por Felipe Cavalcante, fundador e presidente de honra da ADIT Brasil, CEO da MATX e coordenador do Movimento Somos Cidade.
O mercado de loteamentos – do popular ao de alto padrão – vem registrando forte crescimento, em especial no pós-pandemia. Recentemente, a Caixa, por meio de revisão de normativa, passou a permitir ao consumidor contratar a linha de aquisição de terreno, mais construção, mesmo quando o lote está alienado fiduciariamente à empresa loteadora. É mais uma medida a fortalecer um segmento imobiliário em evolução e que demanda empresas e profissionais efetivamente preparados.