Lançada em junho de 2006, por meio de parceria do Secovi-SP e entidades representativas da área de projetos, a série Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária é um conjunto de ferramentas criadas com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade no desenvolvimento das várias etapas das atividades da cadeia produtiva, contribuindo para a redução de custos de qualquer obra, antes, durante e depois de sua execução.

Os idealizadores consideram o material como “um manual de sobrevivência” para pequenos e médios empreendedores, e não menos importante para grandes empresários, que podem também usufruir de todos os benefícios oferecidos pela série, que tem acesso eletrônico gratuito.

A série, que contempla as áreas de estrutura, instalações elétricas, instalações hidráulicas, arquitetura, ventilação e ar condicionado, coordenação de projetos, paisagismo, segurança e automação, e arquitetura de infra-estrutura esportiva, passa por constante atualização e também incorpora novos escopos sempre que exista demanda.

Modelo

Prestes a completar dois anos, a bem-sucedida iniciativa superou a marca de 39 mil downloads e o cadastro de cerca de 8.500 profissionais de São Paulo, de outros Estados e de diversos países.

Também já despertou o interesse de outros segmentos, que adaptaram o material às suas necessidades específicas. Sesc, Senai, secretarias municipais e estaduais de obras e tribunais de contas de todo o País figuram na lista de entidades e órgãos que adequaram os manuais e os utilizam como modelo para o pleno desenvolvimento de suas atividades.

Acesse www.manuaisdeescopo.com.br, conheça, cadastre-se, faça o download e aproveite os benefícios dessa ferramenta fundamental para a elaboração e o desenvolvimento de projetos.

A iniciativa resulta de parceria firmada entre Secovi-SP, Sindinstalação, SindusCon-SP, Asbea, Abece, Abrasip, Agesc, Abrava, ANP, Abap e Abriesp, com a colaboração de técnicos da Caixa Econômica Federal e docentes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.