Enquanto o PIB do País tende a crescer 4,5% ao ano, algumas das empresas que atuam na área de logística ampliaram seu faturamento em mais de 400%, nos últimos quatro anos. E a tendência é de que essa trajetória de sucesso continue. De olho na vitalidade que o mercado de armazenagem e movimentação de materiais registra no País, a Matec Engenharia constrói, na modalidade built-to-suit, o maior e mais avançado centro logístico da América Latina, dedicado exclusivamente à indústria farmacêutica e da saúde.

O centro logístico para a indústria da saúde possui armazém totalmente climatizado, com assepsia máxima, arquitetura logística inteligente, sustentabilidade integral (Green Building), excelente nível de segurança e alto padrão de qualidade ambiental interna.

O armazém possui temperatura ambiente de até 25°C. Os demais setores possuem temperaturas que variam com as especificações de cada produto. As câmeras refrigeradas variam entre 2°C positivos e 8°C positivos. Já nas câmaras congeladas a temperatura permanece abaixo de 20°C, e nas câmaras ultracongeladas, 70°C negativos.

Para a entrada e saída das cargas, são utilizadas 108 docas ligadas às câmaras refrigeradas, com plataformas niveladoras, possibilitando que os produtos se mantenham na temperatura ideal. A capacidade de armazenagem chega a 60 mil posições-palete, com 6.600 conjuntos de cinco bandejas.

A assepsia total é assegurada pela pressão positiva, cantos arredondados, piso nivelado a laser e salas limpas, que asseguram qualidade equivalente à das indústrias farmacêuticas que fabricam produtos de alta complexidade.

A pressão positiva no ambiente (ar interno exercendo pressão sobre o ar externo) impede a entrada de partículas no armazém, atendendo às normas exigidas para as salas de manuseio de produtos. Este conceito foi também estendido a todas as áreas do centro logístico, inclusive nas docas de carga, que contam ainda com lavadores de ar (aberturas especiais) para evitar a entrada de resíduos no depósito.

Todo esse cuidado se estende ao transporte dos produtos. Após o deslocamento por meio de áreas de trânsito já climatizadas, os produtos são embarcados em caminhões equipados com baús isotérmicos.

Quanto à segurança, o centro da Matec conta com guaritas blindadas de acordo com as normas da ABNT, câmeras de vigilância e eclusas de entrada e saída conhecidas como “garras de tigre”. Para a detecção de outros tipos de sinistro, foram instalados sprinklers, detectores de fumaça e avançados equipamentos de controle de incêndio.

O centro logístico foi construído em área de 74 mil metros quadrados, num terreno de 170 mil metros quadrados localizado no município de Itapevi (SP), próximo às Marginais e ao Rodoanel. Está em plena operação desde fevereiro de 2008.

É o primeiro no Brasil, na sua área de atuação, a receber o certificado da US Green Building Council (USGBC), de acordo com as mais rigorosas normas do Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). O Centro ganhou a certificação nível Ouro. Essas normas, principalmente as relacionadas à sustentabilidade ambiental, foram implantadas no Centro a partir do projeto e continuaram em vigor durante todo andamento das obras.

Prêmio Master Imobiliário
Categoria: Comercial
Centro logístico para a indústria da saúde (built-to-suit)
Matec Engenharia
Itapevi/SP