As rápidas mudanças na economia mundial registraramforte intensidade em setembro e outubro de 2008. O mercado imobiliáriona cidade de São Paulo não ficou imune aos reflexos da conjunturamundial na economia nacional e, com isso, vive uma nova realidade.

De acordo com a Pesquisa Secovi sobre o MercadoImobiliário, o total de imóveis novos residenciais comercializados emnovembro foi de 1.760 unidades. O volume ficou aquém dos resultadosexperimentados entre janeiro e agosto, momento de pleno aquecimento domercado, com escoamento médio de 3,2 mil unidades mensais.

Essas vendas resultaram em desempenho de comercialização, medidopelo indicador Vendas Sobre Oferta (VSO), expresso em porcentagem, de8,4% – ou seja, de cada mil unidades em oferta, 84 foram escoadas emnovembro. O índice é substancialmente superior aos 4,9% de outubro, masinferior à média mensal praticada no ano, de 14,9%, no período dejaneiro a outubro.

Três e dois dormitórios sãodestaque

Assim como ocorreu com os lançamentosresidenciais ? conforme dados apurados pela Empresa Brasileira deEstudos sobre Patrimônio (Embraesp) ?, unidades de três dormitóriostambém tiveram maior participação nas vendas em novembro. O escoamentode 861 imóveis desse tipo representou 48,9% do que foi vendido.

Outro nicho que se destacou foi o de dois dormitórios,com 681 imóveis escoados, equivalente à fatia de 38,7% do total vendidono penúltimo mês do ano. Ou seja, as vendas desses dois segmentos (doise três dormitórios) representaram 87,6% do total comercializado (1.542unidades) em novembro.

Acesse o link abaixo e confiraoutros detalhes, bem como gráficos, tabelas e mapas referentes aolevantamento de novembro.