“Cidade Matarazzo, um mundo à parte” foi o tema da mesa-redonda que o grupo de Novos Empreendedores do Secovi-SP (Secovi NE) realizou na quarta-feira, 10/10. A apresentação foi conduzida pelo engenheiro e diretor do empreendimento, Maurício Bianchi, que mostrou detalhes técnicos do projeto orçado em R$ 1,04 bilhão.
Ocupando área útil de 70 mil m² com estruturas tombadas pelo patrimônio histórico (como maternidade e capela do antigo hospital Matarazzo) e empregando 32 mil pessoas direta e indiretamente, a obra é um exemplo de complexidade na engenharia civil e em gestão.
As etapas preliminares envolveram trabalho de sondagem, inspeções das fundações e estruturas para gerir riscos antecipadamente. “Na engenharia, gasta-se pouco com ensaios”, alertou Bianchi. Foi adotada a tecnologia BIM (Building Information Model), que oferece visão de gestão de risco na metodologia executiva, orçamentos, quantidades, planejamento e controle. “O BIM possibilitou projetar o custo e trouxe ganho de segurança e confiabilidade ao incorporador”, explicou o diretor do projeto.
O estabelecimento de um relacionamento harmonioso com stakeholders (Condephaat, vizinhança etc) foi uma das preocupações da equipe do empreendimento, que tem diálogo aberto e transparente com o entorno e recebe visitas periódicas do órgão público.
A previsão de entrega é entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020. O complexo mixed-use será composto por hotel 6 estrelas, flat, torre corporativa, restaurantes e lojas a poucos metros da Avenida Paulista.
Confira as fotos do evento no flickr.