Confira o artigo de Thiago Ribeiro, diretor Regional do Secovi-SP em São José do Rio Preto, sobre o mercado imobiliário na cidade
Referência em qualidade de vida, São José do Rio Preto tem se firmado como um importante polo de desenvolvimento médico, educacional e comercial, o que tem atraído pessoas de diversas regiões do Estado de São Paulo e de outros Estados como Minas Gerais e Goiás.
Temos percebido que a procura tem aumentado a cada ano, inclusive com pessoas de fora do Brasil, que possuem ligações familiares na região ou têm amigos que acabam vivendo aqui, ou buscam oportunidades para diversificar os investimentos imobiliários.
Com isso, tivemos um crescimento populacional nos últimos anos que privilegiou Rio Preto, inclusive atraindo construtoras de outras localidades, que enxergaram grande oportunidade para realização de novos empreendimentos para quem deseja morar ou investir na cidade.
Anualmente, muitos profissionais da área de saúde, estudantes universitários, executivos e profissionais liberais se instalam em Rio Preto e acabam ficando, o que vem aumentando a demanda por imóveis e estimulando o crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos.
Rio Preto cresce em todas as regiões e a criação de novos bairros tem sido um fator determinante para o desenvolvimento do município e da região. Pois, isso atrai consumidores e, consequentemente, recebe empresas e estabelecimentos comerciais. É um movimento irreversível: conforme a cidade cresce com novos empreendimentos, surgem oportunidades para os setores de comércio e serviços.
A continuação da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, por exemplo, está recebendo muitos empreendimentos e vários tipos de comércio vêm se instalando na região onde ficam os condomínios.
Trata-se de um processo natural, ainda mais diante dos novos modelos de negócios, com muitos empreendedores surgindo todos os dias. Em breve, não haverá regiões específicas de comércio, como ocorreu no passado. Teremos uma cidade mais funcional, com novas centralidades, com a possibilidade de fazer muitas coisas sem necessidade de grandes deslocamentos.
Antigamente, por exemplo, havia o centro da cidade e os shoppings, mas hoje isso mudou. Em qualquer lugar de Rio Preto, o setor comercial se expande, desde complexos de salas comerciais, até grandes redes de varejo. É uma tendência da urbanização que estamos vivendo cada dia mais.
Além disso, o segmento de loteamento continua em expansão na região. Temos visto empreendimentos inovadores, com itens que demonstram a preocupação do setor com o meio ambiente. Painéis solares, reuso de água, jardins filtrantes, tomadas para carros elétricos, entre outros itens têm ganhado cada vez mais espaço. Entendemos que a questão ambiental precisa cada vez mais fazer parte do DNA dos empreendimentos. Isso vale tanto para os loteamentos como, também, para uma vida que não precise do automóvel para ser vivida.
Artigo publicado no jornal Diário da Região, em 5 de julho de 2023.