São José do Rio Preto tem boas oportunidades para quem deseja comprar um imóvel usado aproveitando as mudanças propostas pela Caixa Econômica Federal no início de março. O anúncio veio depois que o Conselho Curador do FGTS aprovou, no final de fevereiro, suplementação de R$ 21,7 bilhões para o orçamento de 2016 para reforçar operações de crédito imobiliário.

“Ao mesmo tempo em que existem pessoas querendo comprar um imóvel novo, há quem está disposto a vender também. E há público para os dois casos, especialmente para aqueles que guardaram dinheiro e agora querem investir com medo da atual situação da economia”, diz Alessandro Nadruz, diretor da Regional do Secovi em São José do Rio Preto.

De acordo com o diretor, a tendência é aquecer o mercado a partir do segundo semestre pelo fato de abrir mais opções aos clientes que não se encaixavam nas condições anteriormente adotadas. “Antes, era preciso entrar com 50% do valor total do imóvel. Hoje, a parcela diminuiu e atingiu potenciais compradores”, completa.

Com crédito mais restrito e vendas menores, os lançamentos de imóveis no país diminuíram desde 2015. O foco das principais construtoras e incorporadoras do país tem sido a redução de estoques, com ações promocionais e liquidações  frequentes.