As multipropriedades, tendência no mercado turístico-imobiliário, são foco de painel da Convenção Secovi 2015, em 31/8, a partir das 12h30. “Na ocasião, vamos apresentar as diversas peculiaridades comerciais e jurídicas desse tipo de negócio, que ainda é novo no Brasil e, em razão disso, desperta muitas dúvidas”, diz Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turístico-Imobiliários do Sindicato e coordenador do painel.

Comum nos Estados Unidos, as multipropriedades consistem em distintos proprietários tornarem-se donos de um mesmo bem – como um apartamento de veraneio ou um quarto em um resort –, tendo sobre ele direito de uso por um tempo determinado. “Esse período de uso do imóvel ao qual o proprietário terá direito é definido no momento de sua aquisição. Pode ser de semanas, quinzenas ou até mesmo meses, dependendo da modalidade da propriedade adquirida, se time sharing ou cota imobiliária, por exemplo”, explica Calfat.

“Um dos grandes atrativos no fractional é ser alternativa de aquisição por um valor mais acessível. Esse produto permite que uma pessoa de renda ‘B menos’ compre uma propriedade imobiliária ‘B mais’”, exemplifica o dirigente da entidade.

As implicações de negócio dessa natureza são muitas e abrangem diversos campos, desde o planejamento de empreendimentos exclusivos para essa finalidade, a estruturação jurídica da operação, o papel do profissional que fará a intermediação da aquisição do bem, as responsabilidades a que se obrigam os adquirentes e os direitos que cada um tem, e, por fim, a função do administrador da propriedade.

Na Convenção, Maria Carolina Pinheiro, diretora geral da RCI Brasil (Resorts Condominiums International), mostra os diversos conceitos da propriedade compartilhada, a função de cada agente no processo de desenvolvimento do negócio (do incorporador ao administrador), as consequências de uma operação mal estruturada, as qualificações essenciais ao profissional que faz a venda dessas propriedades, cases de sucesso e números de mercado do setor.

As orientações jurídicas sobre o tema serão abordadas por Márcia Rezeke, advogada e sócia-fundadora da Rezeke & Azzi Advogados. Como debatedores, integram o painel Francisco Costa Neto, diretor executivo do grupo Rio Quente Resorts; e Clóvis Meloque, sócio-diretor da CLM Consultoria.

A Convenção Secovi integra a Semana Imobiliária, que tem início em 30/8 e termina dia 2/9, com a cerimônia de entrega do Prêmio Master Imobiliário 2015, a partir das 19 horas, no Clube Atlético Monte Líbano.

Patrocinam o evento: Caixa Econômica Federal, Gerdau, Atlas Shindler, Comgas, Graber, Vivo, Itelligence, FLC e ImovelWeb. 

Participe do painel: 31/8, das 12h30 às 14 horas, na sede do Secovi-SP. Mais informações sobre a programação e inscrições: www.convencaosecovi.com.br ou (11) 5591-1306.