Cheia de sinceridade e sem papas na língua, a especialista em Gestão de Pessoas Vania Ferrari arrancou gargalhadas da plateia do Enacon, dia 6/11, na sede do Secovi-SP. A estratégia, segundo ela, é utilizada para fazer as pessoas saírem de sua zona de conforto e mostrar que é possível ser feliz no trabalho. É isso mesmo! Vania afirmou que é possível, indagando: “Por que continuamos a trabalhar das 9 às 18 horas?”.

Palestrante há 10 anos, Vania apresentou uma abordagem diferenciada e divertida sobre gestão de mudança, liderança, automotivação, entre outros temas que visam contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal, com foco em transformar o trabalho numa fonte de aprendizado e felicidade.

“Trabalho desde os 16 anos de idade e conheço muito bem a cadeia alimentar das empresas. Já comi muita gente e fui comida”, brincou.

Vale do Silício – Vania contou que esteve, recentemente, no Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos), onde conversou com diversos profissionais. Concluiu que a maioria é bem-sucedida porque faz o que é preciso para dar certo.

Segundo ela, há pesquisas que comprovam que investir em qualificação aumenta a produtividade e a rentabilidade do negócio, além de reduzir o turnover e o absenteísmo. “O plano de carreira é uma obra de arte e difere de pessoa para pessoa”, ensinou a autora do “Manual de um Gerente à Beira de um Ataque de Nervos”, para quem carreira é jornada, é trilha.

A especialista comentou ainda sobre uma pesquisa que mostra que os profissionais buscam qualidade de vida (43%); querem autonomia nas decisões (14%), horário flexível (13%); possibilidade de inovar (11%) e contato com outras culturas (5%). “As pessoas precisam entender que Departamento Pessoal não é Recursos Humanos. RH são pessoas certas cuidando de gente.”

Liderança – “Estamos vivendo uma crise de liderança que permeia todas as áreas”, afirmou, citando a máxima de Tom Peters: “Equipe idiota, líder idiota e equipe incrível, líder incrível”.

Entre as recomendações de Vania aos líderes, destacaram-se: destacam-se: não ser conivente com o trabalho de má qualidade, investir em integração e treinamento e contratar pessoas melhores que o líder. “Reserve um dia para apresenta-lo aos demais colaboradores, informe a ele a missão, a visão e os valores da empresa e a descrição do cargo. Quando você é líder, não é você quem ganha pessoas. São as pessoas que ganham você.”

A palestrante reforçou a importância da avaliação de desempenho e do feedback constantes. Ela disse que há técnicas para um bom feedback e aconselhou que ocorra por meio de uma conversa franca, sincera e honesta, com transparência e profissionalismo. 

“O líder não deve de forma alguma humilhar o profissional”, afirmou Vania, que apontou os sete passos para um bom feedback: ser baseado em fatos e dados, claro e transparente, construtivo com vistas ao conhecimento, com direcionamento claro e lógico, com objetivo, com prazo para entrega e contínuo.

Graduada em Marketing com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Vania desenvolveu uma carreira multidisciplinar, com passagens pelas áreas de Marketing Direto, Publicidade, Relacionamento com Cliente, Qualidade, Processos, Comunicação Interna, Responsabilidade Social, Operações e Finanças.