Competência

Preparar os participantes para:

1-Realizar análises relacionadas à documentação do terreno e de seus proprietários; aos usos e aproveitamentos permitidos, de acordo com o zoneamento atual da cidade de São Paulo; aos contratos e opções de compra e venda ou permuta; e aos aspectos econômicos e financeiros de empreendimento imobiliário;

2-Compreender as linhas e formas de financiamento existentes para as empresas incorporadoras e para os compradores de imóveis;

3-Realizar negociações eficazes de aquisição de terrenos para incorporação imobiliária.

Ementas

  • Ética/visão geral da atividade
  • Jurídico
  • Aplicação prática da Lei de Zoneamento
  • Negociação
  • Cases
  • Viabilidade Econômica (Mercado e Recursos) e Viabilidade econômico-financeira
  • Incorporação imobiliária
  • Intermediação
  • Permuta
  • Compra e venda
  • Due diligence

Módulo 1 – Jurídico

Carga horária: 12 horas
Data: 19/03, 26/03, 02/04, 09/04/2019
Aula 1 – Flavio Prando/Cássia Castro

  • Visão global da atividade 
  • Estudo da vocação do terreno;
  • Aspectos da negociação com proprietários;
  • Formas de Pagamento: dinheiro, permutas (no local, fora do local, financeira) ou misto;
  • Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático, documentação);
  • Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno;
  • Cronograma da Venda e Compra de um Terreno;
  • Comissionamento do Intermediador.

Aula 2 e 3 – Olivar Vitale 

  • Análise jurídica dos terrenos ofertados;
  • Aspectos Jurídicos de empreendimentos SFH (Sistema Financeiro da Habitação), PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida) e Crédito Associativo.
  • Minutas particulares e escritura pública; 
  • Documentação;
  • Licenciamentos;

Aula 4 – Rodrigo Bicalho

  • Contratos;
  • Resolutivas (parte técnica e jurídica);
  • Inquilinos;
  • Casos Práticos de due dilligences duridicas

Módulo 2 – Arquitetura

Carga horária: 12 horas
Data: 16/04, 23/04, 30/04 e 07/05/2019
Aulas 1, 2, 3  e 4 – Fred Rangel

  • Breve histórico da urbanização e formação das cidades;
  • O papel da arquitetura e do urbanismo na incorporação imobiliária;
  • O exemplo da explosão urbana de São Paulo;
  • Definições da incorporação imobiliária;
  • A importância da criatividade e do projeto.

Gestão na concepção e desenvolvimento dos projetos:

  • Premissas para elaboração e análise;
  • Instrumentos, requisitos para aquisição de áreas e montagem do empreendimento;
  • Prospecções, pesquisas e identificação de tipologia;
  • Análise da legislação;
  • Conhecimento do terreno;
  • Influencia do marketing;
  • Modelo analítico de áreas de construção e viabilidade financeira preliminar;
  • Estudos de viabilidade arquitetônica;
  • Roteiro genérico para verificação de terrenos;
  • Apresentação de cases.

Gestão de projetos:

  • Tecnologia atual (novos conceitos e ferramentas de projeto);
  • Rápida recapitularização das aulas anteriores;
  • Simulação de um estudo inicial de viabilidade;
  • Roteiro de consulta à legislação;
  • Definições tecnológicas e a inserção das disciplinas complementares da engenharia;
  • Novos instrumentos (linguagem digital e modelagem);
  • BIM (Building Information Modelling);
  • Sustentabilidade;
  • Normas Técnicas: NB 15575 (Norma de Desempenho e Manuais de Escopo);
  • Custos das decisões arquitetônicas;
  • Capacidade de Gestão da informação: Sustentabilidade / Certificações;
  • Considerações finais e uma pequena visão do futuro.
  • Habitação de Interesse Social;
  • Apresentação de Cases Praticos.

Módulo 3 – Viabilidade econômico-financeira
Carga horária: 12 horas
Data: 14/05, 21/05, 28/05 e 04/06/2019

Aula 1 – Mauro Teixeira Pinto 

  • Mercado Imobiliário: reflexões acerca da formação e tendências da oferta e da demanda;
  • Analise de indicadores econômicos atrelados ao mercado imobiliário;
  • Crédito imobiliário: principais modalidades:
  • Minha Casa Minha Vida;
  • SBPE.

Aulas 2, 3 e 4 – Hamilton de França Leite Jr.

  • Conceitos de indicadores econômicos;
  • Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga etc);
  • Conceitos financeiros básicos (VP, VF, TIR, Pay-Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa etc.);
  • Elaboração de planilha modelo em Excel para análise de qualidade de indicadores econômico-financeiros de empreendimentos imobiliários e simulações de cenários para plano empresário e para crédito associativo (Minha Casa Minha Vida).

Módulo 4 – Negociação/cases
Carga horária: 12 horas
Data: 11/06, 18/06, 25/06 e 02/07/2019

Aulas 1 e 2 – José Ricardo Noronha

  • Teoria e prática de negociação ganha-ganha;
  • Negociação aplicada ao negócio.
  • Informações de mercado;
  • Estudo de Caso da “Harvard Business School”.

Aulas 3 e 4 – Cássia Castro

  • Abordagem e negociação;
  • Desenvolvimento da condição comercial (espécie, permuta e mista) e jurídica;
  • Validação do cronograma de aquisição de um terreno;
  • Negociações para aquisição de Terrenos a preço fechado, preço de custo, ou para o PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida).
  • Fechamento de propostas/minutas de venda e compra;
  • Apresentação de Pesquisa de Mercado com informações de lançamentos (produto, tipologia, VGV, valor e performance de vendas, etc.) por região;
  • Apresentação de cases práticos de aquisição de terrenos com suas diversas dificuldades, jurídicas, comerciais, fisicas, arquitetônicas e financeiras.
  • Apresentação do case Even/Fasano no Itaim.

Avaliação da aprendizagem
Avaliação no fim do curso.

Perfil dos docentes

Cássia Castro – Graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Pós-graduação em Negócios Imobiliários pela FAAP. Leader Training Arita Treinamentos. Pós-graduação International Business pela Harvard University. Sócia-diretora da Brev Soluções Imobiliárias responsável pela prospecção e negociação de terrenos para incorporadoras visando a implantação de projetos nos segmentos baixo (MCMV), médios (SBPE), alto e altíssimo padrão no estado de São Paulo; prospecção e negociação de locação de imóveis ao varejo em geral (supermercados, drogarias, estacionamentos,etc.); Acompanhamento da viabilidade técnica, financeira e jurídica na compra e na locação de imóveis; análise e mapeamento de mercado (inteligência de mercado). Alocação de investidores (via SPE ou SCP) para participação na compra de terrenos.

Flávio Domingos Prando –Graduado em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), com cursos em nível de pós-graduação nas áreas de Estatística e Pesquisa Operacional. Inúmeros cursos e seminários durante os últimos 25 anos, visando uma adequada atualização profissional frente ao mercado imobiliário, com particular atenção ao segmento de comercialização imobiliária com ênfase em baixa renda; sócio-diretor da Nova Realty Imóveis, empresa inicialmente voltada para a incorporação e construção de imóveis residenciais e comerciais, tendo a partir de 1986, agregado a atividade de comercialização de imóveis, tanto na área de lançamentos imobiliários como na de intermediação de imóveis de terceiros, e realizado no período milhares de negócios envolvendo todos os tipos de imóveis residenciais e comerciais nas áreas de venda e locação, e tendo mais recentemente promovido a incorporação e a comercialização de milhares de unidades voltadas a classe média e popular;  vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP (2016/2018);  presidente da Comissão da Indústria Imobiliária/CBIC (2014/2017).

Luiz Frederico Rangel de Freitas – Arquiteto e urbanista pela FAU-USP, palestrante e consultor de vários júris de arquitetura e urbanismo (Master Imobiliário – FIABCI, ABCEM, entre outros). Fundador e atualmente sócio titular da UNIARQ Arquitetura Ltda. (sociedade fundada em 1978, empresa de projetos, planejamento e consultoria com aproximadamente 5 milhões de m² projetados, em mais de 350 projetos até o presente (www.uniarq.com.br), escritório associado à AsBEA, SINAENCO e SECOVI. Membro titular da CTLU (Câmara Técnica de Legislação Urbana da SEL-SMDU/PMSP) representando a FECOMERCIO desde 2006. Como associado ao SECOVI-SP é membro do grupo da Vice-Presidência de Legislação Urbanística.

Mauro Teixeira Pinto – Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo – 1988. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – 1994. Consultor Arthur Andersen 1987-1990. Consultor Andersen Consulting 1990-1992. Analista Econômico Unibanco 1993-1994. Professor Economia Universidades Mackenzie e Oswaldo Cruz – 1994-1998. Diretor TPA Empreendimentos Ltda. desde 1995 e Diretor Secovi desde 2008.

José Ricardo Noronha – Vendedor (com enorme orgulho!), palestrante, professor, escritor, consultor e um sujeito apaixonado pelo mundo das vendas que tem por Sonho e Missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da minha própria história de superação pessoal. Apontado pelos exigentes leitores e assinantes da Revista VendaMais como um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil. Bacharel em Direito pela PUC/SP e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University nos Estados Unidos. Especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management). Fez o curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School. Entre 2004 e 2013, vendedor e diretor geral da GlobalEnglish (empresa do maior Grupo Educacional do Mundo – Pearson) no Brasil, tendo, ao lado de sua equipe, transformado a operação brasileira na maior operação da empresa no mundo inteiro. Membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista. Hoje dedica-se à sua consultoria Paixão por Vendas e à Universidade das Vendas. Atua como professor dos programas de MBA da FIA, considerada a melhor e mais inovadora Escola de Negócios da América Latina pela European CEO Magazine.

Hamilton Leite – Administrador de Empresas – FAAP (1991); Pós Graduado em Gerenc. de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; Pós Graduado em Negócios Imobiliários – FAAP/SECOVI; Mestre em Engenharia Civil e Urbana – Poli/USP; CEO da Casoi Desenvolvimento Imobiliário (1991-2017); Executivo da Universidade Secovi-SP (desde 2017); Pró-reitor da Universidade Secovi-SP (2016-2017); Vice Presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP (2016-2017); Diretor da FIABCI Brasil; Membro do Conselho do Fundo Paulista de HIS (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo (2009-2012; 2014-2016); Docente no MBA in Real Estate na ESPM e em pós-graduação na Arquitetura da Universidade Mackenzie; Vice Presidente da Coalizão de Padrões Éticos Internacionais para o setor imobiliário (www.ies-coalition.org); Membro do Conselho do CBCS (www.cbcs.org.br); Membro do Conselho do ITDP (www.itdpbrasil.org.br); Vice-Presidente da LARES (www.lares.org.br). Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br

Olivar Vitale – Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 (The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário. Sócio fundador do VBD advogados.

Rodrigo Cury Bicalho – Advogado formado pela USP em 1990, sócio do escritório Bicalho e Mollica Advogados. Integrante do Conselho Jurídico do Secovi e do Sinduscon. Coordenador Geral do Curso de Direito Imobiliário Empresarial da Universidade Secovi. Professor de Pós Graduação na Escola Politécnica da USP. Ganhador do Prêmio Master Imobiliário em 2017 – categoria profissionais.

*Alguns convidados especiais irão compor o quadro 

Certificado
Aos alunos que participarem do curso completo (4 módulos), forem aprovados nas avaliações com a média final mínima de 5 e que tiverem uma frequência mínima de 75% nas aulas presenciais, serão fornecidos certificados de conclusão com êxito.

No caso de frequência mínima de 75% em módulos avulsos, a Universidade Secovi emitirá apenas certificado de participação referente ao respectivo módulo.

Carga horária e organização curricular: 48 horas/aula
Data:
 de 19/03/2019 a 02/07/2019 (terças-feiras), das 19 às 22 horas

(Obs: No primeiro dia do curso 19/03, a aula iniciará às 18h30.)

Organização em 4 módulos.

Local: Sede Secovi-SP: Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP – 04026-002

Informações Importantes:

Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.

Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

  • O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

Inclui material didático fornecido pelos docentes, (disponibilizado na área do aluno), certificado da Universidade Secovi Online.

A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.