Dia 28/9 (sexta-feira), às 19 horas, no Auditório Elis Regina, no Anhembi, acontece a solenidade de posse da nova diretoria do Secovi-SP (biênio 2007/2009). João Batista Crestana substitui Romeu Chap Chap na presidência da entidade.

O evento acontecerá no final do segundo dia da Convenção Secovi, que em sua quarta edição se realiza paralelamente ao 2º Salão Imobiliário São Paulo (Sisp). Autoridades governamentais das esferas federal, estadual e municipal, e lideranças empresariais de outros Estados estarão presentes à cerimônia.

Na ocasião, Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, será homenageado com a láurea “Personalidade do Ano Secovi”, em reconhecimento aos trabalhos em prol do desenvolvimento da indústria imobiliária.

João Batista Crestana é engenheiro de Produção e atua no mercado imobiliário há 21 anos. Antes de ser eleito presidente do Secovi-SP, foi diretor e vice-presidente de Incorporação do Sindicato. Confira algumas das metas da nova diretoria da entidade, apresentadas por Crestana:

“O diálogo com os cartórios de registro de imóveis terá de ser intenso nos próximos dois anos. No mundo inteiro, os registradores trabalham de modo diferente do que aqui, no Brasil, e as facilidades para os registros de incorporações e condomínios são muitas. Depois de termos melhorado as taxas de juros e diminuído um pouco a burocracia, o próximo gargalo será destravar os registros cartorários, para oferecer à população um serviço melhor, mais rápido e barato. Se o volume de registros for maior – oriundo do aumento das vendas – e os custos mais baixos, os cartórios ganharão muito mais. Essa forma é melhor do que trabalhar com custos altos para um número reduzido de registros. Sem contar que é necessário aumentar a base de propriedades registradas no País, regularizando as unidades informais.

Teremos de entender as necessidades, diversidades e possibilidades das pequenas e médias empresas diante de um mercado que passa por profundas mudanças e modernização, para atender a cada uma delas de forma distinta e personalizada. O Secovi representa desde as microempresas até as maiores do mercado. As grandes empresas se socorrem da entidade em determinadas situações e circunstâncias. As pequenas e médias, por sua vez, precisam da entidade no dia-a-dia.

Outro ponto importante e que faz parte dos objetivos da diretoria é aproximar ainda mais o Secovi-SP dos condomínios e síndicos, desenvolvendo novos produtos e aprimorando os cursos oferecidos aos funcionários dos edifícios pela Universidade Secovi. A Feira Secovi Condomínios já é um resultado dessa aproximação, mas a nossa meta é oferecer cada vez mais serviços aos condomínios, como tecnologias para administração. Queremos que os síndicos, principalmente os iniciantes, tenham o Sindicato como um centro de informações e orientações.”