O IPMSC (International Property Measurement Standard Coalition) colocou em consulta pública, até 8/10/2015, o novo Padrão de Medição de Propriedade Internacional (IPMS): Edifícios Residenciais. Este é o segundo de uma série de normas globais que visam criar uma abordagem uniforme de medição de propriedades. O primeiro foi o IPMS: Edifícios Comerciais, lançado em novembro de 2014.

A coalizão IPMS, que inclui RICS, Secovi-SP e 60 outras organizações profissionais, atribuiu ao seu comitê de padrões independentes a elaboração deste novo padrão.

Aguarda-se a colaboração de profissionais do mercado imobiliário de todo o mundo. No Brasil, Secovi-SP e RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) estão empenhados em divulgar a ação, especialmente entre seus associados, para que o maior número possível de profissionais atuantes no setor participem da consulta e emitam sua opinião sobre este padrão de referência mundial.

O IPMS: Edifícios Residenciais busca solucionar inconsistências existentes nas práticas de medição entre mercados internacionais e até mesmo em âmbito interno. Tais inconsistências podem confundir e frustrar os consumidores diante da incapacidade de manter a mesma base de comparação para medir imóveis. Desta forma, o padrão irá aumentar a transparência e consistência de dados imobiliários. “É fundamental que haja padronização e que todos ‘falem a mesma língua’”, afirma Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP.  “Um padrão de medida internacional comum irá impactar positivamente os mercados imobiliários em todo o mundo.”

Ken Creighton, presidente do conselho curador do IPMSC e diretor de normas profissionais da RICS, salienta os benefícios para os consumidores. “A decisão de investir na compra da casa própria é uma das mais importantes que fazemos, portanto, é fundamental promover a transparência do mercado e consistência para os consumidores em nível mundial.”

Quando o padrão global de medição residencial for finalizado, as mudanças serão refletidas no Código de Prática de Medição da RICS. No mês passado, a RICS lançou o RICS Property Measurement 1st Edition, que incorpora o IPMS: Edifícios Comerciais e é agora o novo método uniforme para os seus membros, em nível mundial, medirem escritórios.

Pesquisa constatou que, devido a padrões divergentes de medição de propriedade, as medidas de escritório podem variar em até 24%, dependendo da base ou local da medição utilizado. IPMS: Edifícios Comerciais proporciona um método transparente, consistente e uniforme para medir propriedades comerciais em todo o mundo. O IPMS: Edifícios Residenciais terá os mesmos benefícios, especialmente para os consumidores.

As organizações integrantes da coalizão IPMSC comprometeram-se a elaborar, futuramente, outros padrões de medição para o segmento industrial, de varejo e de imóveis de uso misto.

Como participar da consulta pública

Para participar, veja as orientações nesta apresentação, leia e avalie o documento de consulta IPMS: Edifícios Residenciais e dê seu feedback por meio do formulário de resposta, que pode ser preenchido online em inglês, no site do IPMC, e, em português, no site do Secovi-SP. As respostas devem ser enviadas para o e-mail centralderelacionamento@secovi.com.br com o assunto “Consulta IPMS”. O prazo da consulta se encerra no dia 8/10/15. 

Sobre o IPMSC

O International Property Measurement Coalition é um grupo internacional de organizações sem fins lucrativos que se estabeleceu em maio de 2013.  A aliança trabalha em conjunto para desenvolver e incorporar um único padrão de medição de propriedades.

Entre seus membros estão a RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), o Secovi-SP, a FIABCI (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias), o FMI (Fundo Monetário Internacional), entre outras organizações em todo o mundo.