O Aeroporto Internacional de Viracopos finalizou, em abril, a transferência de todos os voos de passageiros para o novo terminal, denominado T1. Desde então, as aeronaves que têm Campinas em sua rota passaram a embarcar e desembarcar no local. As novas instalações têm 178 mil metros quadrados de área construída, contra 28 mil metros quadrados do antigo terminal. Com início em 2012, as obras somaram um investimento total de R$ 3 bilhões.

“Essa expansão abre novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para Campinas e para as cidades da região. A estrutura está preparada para uma expansão vertical futura, na qual poderão ser construídos escritórios e hotéis”, afirma Fuad Cury, diretor regional do Secovi.

Com a ampliação, o aeroporto passa a ter capacidade de 25 milhões de passageiros por ano, número que absorve com folga a expectativa futura de demanda, que vem aumentando de maneira significativa nos últimos anos. Em 2015, por exemplo, foi registrado um recorde: 10,3 milhões de pessoas transportadas, representando um aumento de 4,85% em relação ao ano anterior.