Preço acessível, praticidade, localização e condições de financiamento impulsionam a demanda por esse tipo de unidade

Inédito estudo do Secovi-SP revela razões de preferência de investidores por essa tipologia na cidade de São Paulo

Compreender o que leva investidores a optarem por imóveis compactos e qual a sua percepção sobre esse mercado, conforme regiões, atributos que tornam o produto mais atraente e perspectivas de evolução do preço. Estes foram os objetivos de inédito estudo realizado Secovi-SP.

Pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi realizada com pessoas de diferentes perfis. Dentre as razões para investir nesse tipo de imóvel, destacam-se a demanda consideravelmente aquecida, a valorização da locação – rentabilidade mais atrativa e maior facilidade de alugar em comparação com imóveis maiores – e menor custo de manutenção.

A localização é especialmente considerada por investidores em imóveis compactos. Disponibilidade de opções de transporte e uma centralidade desenvolvida, com fácil acesso a hospitais, faculdades, comércio e serviços, são ponderados na decisão. Empreendimentos que oferecem equipamentos como lavanderia, academia e piscina também são preferidos. Motivam ainda o investimento as favoráveis condições para aquisição de unidades na planta e a expectativa de rentabilidade.

Dentre várias conclusões, o estudo indica que, na percepção dos investidores, a principal demanda para esse tipo de imóveis é composta por estudantes, jovens solteiros, executivos, jovens casais, idosos e clientes de plataformas para uso de curta duração. Ou seja, um universo multifacetado que indica consistente procura por esse tipo de produto.

 

Ver coluna em PDF