O painel “Panorama do Mercado Imobiliário do Interior” foi destaque no dia 2/9 durante a Convenção Secovi 2015, com debate sobre as oportunidades, carências e perspectivas de mercado da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e interior paulista.

Coordenado pelo vice-presidente do Interior do Sindicato da Habitação, Flavio Amary, o evento teve como objetivo discutir o crescimento do setor, mobilidade, desenvolvimento ordenado das regiões, entre outros, com a participação dos diretores das Regionais instaladas em algumas das principais cidades do Estado, como São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, Piracicaba, Jundiaí, Bauru, São José do Rio Preto, Grande ABC e Baixada Santista.

Flavio Amary iniciou a palestra com uma exposição geral sobre as Regionais. Por meio de dados comparativos, ele mostrou a importância dessas cidades para São Paulo uma vez que, juntas, correspondem a 40,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado (2012). Ao todo, as cidades do interior são responsáveis por 65% do PIB estadual – contra 35% da Capital – e seus PIB´s somados cresceram 245% de 2000 a 2012.

Segundo Flavio Amary, essas regiões somam qualidade de vida, infraestrutura e boas opões de emprego, além de serem responsáveis por impulsionar o setor imobiliário e o desenvolvimento geral das cidades. “Nosso compromisso é o de mostrar a realidade dessas regiões, sem fabricar números”, afirmou.

O coordenador do painel ainda pontuou que “a crise política e financeira que o País está vivendo é real, por isso sofremos um bombardeio diário de notícias ruins, mas é importante saber que vai passar e sermos otimista. O momento que vivemos traz infinitas possibilidades, só é preciso ter equilíbrio e discernimento para buscar essas oportunidades, tanto de ponto de vista do empreendedor como do consumidor”, disse Amary.

O diretor da Regional do Secovi na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Frederico Marcondes César, enfatizou a importância do painel e afirmou que a RMVale, composta por 39 cidades e 2,4 milhões de habitantes, é completa e ideal para investimentos. “O panorama do interior é parecido com o de São Paulo. Em 2008, nós vivemos um momento fantástico da construção civil e hoje vivemos um período que não conseguimos ter uma visão do mercado a curto prazo. Estamos trabalhando o amanhã com otimismo e precisamos nos preparar para a retomada, eliminando a insegurança”, enfatizou.

No dia 1° de setembro, o painel “Administração de Condomínios”, ministrado por Marcos Pagan, juiz da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de São José dos Campos, ganhou destaque. Com a coordenação do diretor de Condomínios do Secovi-SP, Sérgio Meira de Castro Neto, o painel debateu sobre os problemas decorrentes nos condomínios e as diferentes formas para resolver esses impasses.